
Inscrições para o 14º Simpósio de Arte da Unicentro encerram nesta semana
As inscrições para o 14º Simpósio de Arte, organizado pelo Departamento de Arte (Deart), encerram nesta sexta-feira (3). Os interessados podem se inscrever por meio do Sistema de Gestão de Eventos (SGE), na modalidade estudante, no valor de R$60, e na modalidade docente, com um custo de R$80. O evento vai ser realizado de 6 a 10 de outubro, no Câmpus Santa Cruz.
Com o tema “Artes integradas e os Desafios do Agora”, o simpósio busca promover diálogo, troca e aprofundamento entre ensino, pesquisa e prática artística, por meio de apresentações, comunicações, exposições, oficinas e palestras. Além disso, o evento também conta com apresentações de trabalhos científicos, como comenta a vice-chefe do Deart, professora Clediane Lourenço. “Nós temos muitos convidados, vai ter oficina, mesa redonda, apresentações artísticas, exposições de arte, com resultados de alunos e também da comunidade, que está participando. Vai ser uma semana muito movimentada, com muita produção artística e com muito aprendizado”.
O Simpósio já soma 22 anos de existência e, neste ano, tem como parceiros o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), a Secretaria Municipal de Cultura, a Secretaria Municipal de Educação, o Grupo de Pesquisa em Educação Musical (Unesp) e a Universidad Autónoma de Madrid (UAM), além do apoio da Fundação Araucária (FA).
Para a professora Clediane, a parceria com uma universidade internacional representa as trocas que já vêm sendo feitas entre a Unicentro e a UAM, que fortalecem o conhecimento acadêmico. “A gente amplia o nosso acervo, o repertório de produção, de referenciais. Com essa troca com os professores de fora, nós podemos participar das metodologias que estão acontecendo lá e usufruir desse compartilhamento de aprendizado”, conta.
Com a primeira edição realizada em 2003, o simpósio se tornou um importante evento da área para Guarapuava e região. O tema deste ano busca refletir sobre como as práticas artísticas contemporâneas respondem às questões sociais, políticas e culturais do presente. “Nós estamos com o simpósio com o tema Artes Integradas e os Desafios do Agora, falando um pouco sobre essa contemporaneidade e a integração das artes”, diz.
O simpósio é um meio de os acadêmicos trocarem experiências e conhecimento, além de proporcionar uma maior aproximação de toda a comunidade com a reflexão e a sensibilidades da arte. “Acho que nós precisamos de mais envolvimento cultural e artístico. Então, disponibilizar isso dentro da nossa região, do nosso município, é expandir cultura, é expandir aprendizado para as pessoas, para as crianças, para toda a comunidade, é mostrar essa potência da arte, o quanto a arte é transformadora, o quanto ela mexe com os nossos sentimentos e com as nossas sensibilidades”, finaliza a professora Clediane.
Confira a programação do 14º Simpósio de Arte
Segunda (06/10)
Oficina às 8h – Google Meet/Espaço cênico (BlocoN)
Roda de conversa às 14h – Sala de Eventos
Abertura e apresentações artísticas às 19h – Teatro Municipal Marina Karam Primak
Terça-feira (07/10)
Comunicações de trabalhos às 9h – Google Meet/ Cinema/ Miniauditório
Oficinas às 13h30 – Salas de aula (Bloco D)/ Barracão de Arte
Abertura de exposição às 18h – Jardim de Inverno
Lançamento de livro às 18h15 – Jardim de Inverno
Oficinas às 19h – Miniauditório/ Barracão
Quarta-Feira (08/10)
Comunicações de trabalhos às 9h – Google Meet/ Cinema/Sala de eventos
Oficinas às 13h30 – Salas de aula (Bloco D)/ Barracão
Mesa redonda às 17h30 – Espaço expositivo da Dirc
Abertura de exposição às 19h – Espaço expositivo da Dirc
Apresentações artísticas às 19h30 – Auditório Francisco Contini
Quinta-feira (09/10)
Mesa redonda às 9h – YouTube/Miniauditório
Oficinas às 13h30 – Salas de aula (Bloco D)/ Barracão
Apresentações artísticas às 18h30 – Auditório Francisco Contini
Mesa redonda às 19h – Miniauditório
Sexta-feira (10/10)
Oficinas às 13h30 – Salas de aula (Bloco D)/ Barracão
Lançamento de livro às 17h30 – Miniauditório
Apresentações artísticas as 18h – Auditório Francisco Contini
Mesa redonda às 19h – Miniauditório
Por Ana Flávia Godoy