
Ciclo de Estudos Contábeis encerrou atividades com palestra sobre cidades inclusivas e sustentáveis
O XXVII Ciclo de Estudos Contábeis da Unicentro encerrou, na noite desta sexta-feira (26), a sua programação com a palestra “Cidades inclusivas, democráticas e sustentáveis: perspectivas locais”, ministrada pelo professor Lisandro Pezzi Schmidt, do Departamento de Geografia. O tema esteve alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11, que trata da construção de cidades e comunidades sustentáveis, e fechou uma semana dedicada às comemorações dos 45 anos do curso de Ciências Contábeis.
Ao longo da semana, o evento promoveu palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas, destacando o papel da contabilidade frente às novas demandas sociais e ambientais. Para o professor Carlos Alberto Kuhl, do Departamento de Ciências Contábeis, a discussão sobre sustentabilidade está cada vez mais próxima da realidade da profissão. “Esta visão multifacetada dos aspectos de sustentabilidade são extremamente importantes. Faz com que nós consigamos repassar aos nossos alunos uma visão que às vezes nós não temos do que acontece na sustentabilidade, principalmente nos municípios no entorno da cidade de Guarapuava”, explicou.
Ao trazer a temática das cidades para o debate, o professor Lisandro reforçou a importância de integrar diferentes áreas do conhecimento às discussões sobre sustentabilidade. “É uma oportunidade que nós temos de mostrar para a comunidade o que estamos fazendo e, ao mesmo tempo, descobrir coisas novas. E reforçar que eventos dessa natureza são muito importantes que a gente faça em todas as áreas de conhecimento”, afirmou.
O chefe do Departamento de Ciências Contábeis, professor Ivonaldo Brandani Gusmão, destacou que o Ciclo de Estudos de 2025 cumpriu seu papel de atualização acadêmica e de celebração da história do curso. “Esse ciclo foi muito especial, não apenas pelo conteúdo das palestras e minicursos, mas também pelo engajamento da comunidade acadêmica. Tivemos uma participação expressiva dos nossos estudantes, e isso demonstra o interesse em compreender como a contabilidade se conecta a temas atuais, como a sustentabilidade e a gestão das cidades”, completou o professor.
Para os acadêmicos, a experiência foi marcada pela oportunidade de ampliar horizontes e conhecer novos temas ligados à profissão. O estudante do primeiro ano, Luis Fernando de Oliveira Costa, destacou que a participação foi um diferencial já no início de sua formação. “Achei extremamente interessante o Ciclo, minha primeira vez participando, e nos deram a oportunidade de vários minicursos de temas atuais, e que me deram uma visão mais ampla e realista do mercado de trabalho”, avaliou.
Por Helena de Julio, com supervisão de Giovani Ciquelero
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


