
Proae promove Pipocaço em prol do Setembro Amarelo
A Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), promoveu nesta quinta-feira (25) um Pipocaço, nos câmpus Santa Cruz e Cedeteg da universidade. A ação faz parte da campanha do Setembro Amarelo, mês voltado à conscientização da saúde mental em todo o Brasil. O evento contou com pipoca gratuita, propaganda dos serviços ofertados pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e frases de apoio oferecidas pelos acadêmicos de Psicologia do Centro Universitário Campo Real.
O evento é de suma importância para que a comunidade compreenda a necessidade de pensarmos na saúde mental, como comentou Isabela de Sousa, aluna do primeiro ano de Ciências Biológicas da Unicentro. “Eu acho que além da conscientização, ajuda também as pessoas a entenderem mais a seriedade de questões envolvendo saúde mental, porque muita gente ainda tem esse estigma, pensando que a única saúde que importa é a saúde física. Se você fala alguma coisa de ansiedade, depressão e outros temas envolvendo saúde mental, já acham que é a frescura, então eu acho que é muito importante ajudar as pessoas a entenderem o quão sério é”, disse.
A Unicentro também promove outras atividades ao longo do ano para toda a comunidade acadêmica, citadas pelo psicólogo da Proae, Asaf Silas Nunes: “A Proae tem pelo menos três divisões e duas delas estão pensando especificamente em saúde mental. Então, tem a Dirai (Diretoria de Avaliação Institucional), que tem atividades que envolvem acolhimento psicológico, ações psicológicas comuns, em grupo, coletivos, acolhimento de demandas focais, específicas e individualmente, lá na Proae mesmo. E tem também o serviço de assistência social, quando envolve alguma questão socioeconômica, de forma geral”.
O Pipocaço foi um evento de abertura das ações realizadas nos meses do Outubro Rosa e Novembro Azul pela pró-reitoria, focando em exercícios físicos. “o Pipocaço é uma forma de inaugurar essas ações que vão acontecer, como a caminhada e a corrida dos meses de outubro e novembro. E tudo isso pensando o contexto da saúde mental, a gente sabe que o corpo tem tudo a ver com a saúde, então a gente está pensando nessas ações conjuntamente”, conta Asaf.
Por Luiza Lobo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


