
27º Ciclo de Estudos Contábeis da Unicentro discute ICMS Ecológico
O 27º Ciclo de Estudos Contábeis da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu, na última quarta-feira (24), na sala de eventos do Câmpus Santa Cruz, uma mesa-redonda dedicada a debater a importância do ICMS Ecológico. O encontro reuniu o secretário de Meio Ambiente de Porto Barreiro (PR), Henrique Wedderhoff Herrmann, e o pesquisador e empresário Wellington Barbosa, representante da Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ).
Durante sua participação, o secretário Henrique ressaltou a trajetória de sucesso de Porto Barreiro, que se tornou referência estadual na aplicação do ICMS Ambiental. Segundo ele, a arrecadação do município praticamente triplicou, impulsionada principalmente pelo ICMS Ecológico. “Hoje a gente tem uma série de ações desenvolvidas no município que envolvem todas as áreas: saúde, esporte, educação e infraestrutura, baseado no projeto do ICMS Ecológico. Ou seja, o município tem um crescimento sustentável”, disse.
Já Wellington Barbosa destacou o papel estratégico do ICMS em sua trajetória como pesquisador. “Em 2025, aqui para a nossa região, houve um incremento muito grande de recursos. Em 2015, quando começaram os recursos a entrar em maior volume aqui na região, eram R$ 4 milhões. E hoje o recurso é de 40 milhões. Então, isso é um resultado do incentivo à preservação”.
A atividade integrou a programação do segundo dia do Ciclo de Estudos Contábeis, que neste ano tem como tema ‘ICMS Ecológico: Contabilidade, Preservação e o Desenvolvimento Sustentável’.
Para o coordenador do evento, o chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Unicentro, Ivonaldo Brandani Gusmão, o intuito do segundo dia de evento, assim como todo o ciclo de estudos, é direcionar os graduandos a projetos voltados para preservação do meio ambiente e para a utilização de tributos em favor das entidades. “Esse ano o tema escolhido nos chama a atenção, porque completamos esse ano 45 anos da oferta do curso de Ciências Contábeis na Unicentro. A primeira oferta foi em 1980 e a ciência contábil desde 1980 até hoje vem evoluindo na nossa região”, explicou o docente.
Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


