
Guarapuava recebe sessão itinerante da Assembleia Legislativa do Paraná
Na quarta-feira, 1º de outubro, a partir das 18 horas, o município de Guarapuava receberá a 31ª edição da Assembleia Itinerante, programa de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). É a primeira vez que Guarapuava recebe o projeto, que acontecerá junto com o Paraná Faz Ciência, nas dependências do Centro de Eventos Cidade dos Lagos.
A Assembleia Itinerante é um momento em que entidades e moradores podem acompanhar os trabalhos da Alep, além de apresentar demandas e reivindicações. Durante a sessão, os parlamentares também prestam homenagens a personalidades locais.
O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Fábio Hernandes, destaca que é a primeira vez que os trabalhos da Alep ocorrem dentro de um evento que traz a ciência como carro-chefe. “O Paraná Faz Ciência é um dos maiores eventos de divulgação científica do Brasil e ter Assembleia Itinerante é essencial para a valorização da ciência, da pesquisa e da inovação que é realizada nas instituições de ensino superior do Estado”, destaca, explicando que a mediação para que a sessão ocorra em Guarapuava foi feita pelo deputado Artagão Júnior, com aval do presidente da Mesa Diretiva da Alep, o deputado Alexandre Curi.
Paraná Faz Ciência
Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, o evento que recebe a Assembleia Itinerante promete transformar Guarapuava no centro das atenções da ciência paranaense. Sediado pela Unicentro e financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Fundação Araucária, o Paraná Faz Ciência 2025 ocupará o imaginário da população com atividades que unem conhecimento, cultura, diversidade e inovação.
Neste ano, o foco do evento está nas mudanças climáticas e seus impactos sociais, ambientais e econômicos, com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação na Ação contra a Mudança Global do Clima”, com uma programação pensada e articulada de forma a provocar reflexões e propor soluções para os desafios ambientais que o estado do Paraná e o mundo enfrentam.
Estão previstas mostras científicas, feiras de profissões, oficinas, exposições, apresentações culturais e fóruns de debate. Tudo isso aberto ao público das 9h às 21h. “Teremos uma programação diversa, com oficinas, minicursos, museus, planetários e mostras interativas que aproximam a ciência da população”, reforça a coordenadora do evento, professora Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes. Além disso, diversos outros eventos estão englobados dentro do Paraná Faz Ciência, como a já famosa Jornada Educatech de Guarapuava, que contará com cerca de 400 jovens apresentando seus projetos de ciência e tecnologia, e a primeira mostra da Rede de Clubes de Ciência do Paraná, com participação de 65 municípios.
A essência do Paraná Faz Ciência é a popularização do fazer científico. Por isso, o evento é pensado não só para o público acadêmico, mas principalmente para a comunidade em geral, que além de conhecer a produção científica ainda contará com espaços diversos, como praça de alimentação, espaço kids, tenda cultural e outras atrações. Para locomoção, haverá linhas de ônibus exclusivas e gratuitas para a população.
A programação, eixos temáticos e demais informações estão disponíveis no site oficial do evento.
Por Danny Jessé Falkembach Nascimento
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.