
Unicentro recebe professor da Kyoto Prefectural University, do Japão
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebe nesta segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de setembro, o professor André Freire Cruz, da Kyoto Prefectural University (KPU), do Japão. Brasileiro radicado há 27 anos no país asiático, ele atua na área de agricultura sustentável e está ministrando a disciplina de Metagenoma e Bioinformática no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA). Durante as aulas, André apresenta softwares utilizados para análise de dados de metagenoma e demonstra como a extração de DNA do solo permite estudar a microbiota presente em diferentes ambientes.
A vinda do docente foi viabilizada por meio de uma articulação conjunta entre o PPGA, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), a Coordenadoria de Relações Internacionais (Coori) e a Fundação Araucária. A iniciativa integra o processo de internacionalização da Unicentro e fortalece a parceria já estabelecida com instituições japonesas, em especial a Universidade de Kyoto.
Essa cooperação começou em 2024, quando uma delegação japonesa esteve no Paraná. O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, lembrou que, desde então, docentes da instituição têm desenvolvido pesquisas no Japão. É o caso de Eduardo Yuji Yamamoto, do Departamento de Comunicação Social, e Jackson Kawakami, de Agronomia. “Essa aproximação tem rendido frutos importantes, com a ida deles e a vinda do professor André, que está apresentando as linhas de investigação desenvolvidas no Japão, e abre novas oportunidades para que mais estudantes e professores possam atuar em pesquisas conjuntas”, apontou.
A coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, Cibele Lemke, frisou que a presença de um professor de uma instituição estrangeira representa um momento especial para os programas de pós-graduação, efetivando a parceria. Ela acrescentou que a segunda chamada do programa da Fundação Araucária será ampliada para contemplar graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. “A gente vê que existe possibilidade de que estudantes de diferentes áreas possam participar desse processo seletivo. Para nós da Unicentro é uma grande alegria contar com essa parceria, que também nos motiva a seguir trabalhando para que cada vez mais interessados possam se candidatar às vagas e cumprir os requisitos necessários para estudar no Japão”.
André destacou a importância dessa troca de experiências. “É um prazer compartilhar conhecimentos adquiridos no exterior com estudantes brasileiros. Muitos deles, quando recebem um professor de fora para um curso, enfrentam a barreira do idioma, o que não acontece aqui. Essa parceria fortalece a internacionalização das duas universidades e marca a primeira vez que nossa instituição entra na América Latina”, enfatizou.
Para o docente do PPGA e coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) da Unicentro, Marcos Ventura, a presença de André representa uma oportunidade única. “Essa é uma disciplina extra, além da grade curricular, aberta especificamente para alunos que têm interesse em metagenômica e bioinformática. São poucas as pessoas na nossa região com formação e conhecimento nessa área, o que torna essa experiência ainda mais importante para o programa”, pontuou Marcos.
Por Poliana Kovalyk
Confira as fotos da recepção e do evento no Banco de Imagens da Unicentro
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.





