Unicentro é parceira do 1° Workshop de Segurança do Paciente realizado no Hospital Regional do Centro-Oeste 

Unicentro é parceira do 1° Workshop de Segurança do Paciente realizado no Hospital Regional do Centro-Oeste 

Na manhã desta terça-feira (23), no Bloco Didático da Unicentro no Hospital Regional do Centro-Oeste, teve início o 1º Workshop de Segurança do Paciente, uma iniciativa conjunta da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), do Hospital Regional do Centro-Oeste, do Governo do Estado do Paraná e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O evento se estende ao longo do dia e reúne profissionais da saúde, comunidade acadêmica e representantes da rede hospitalar.

O workshop tem como principal objetivo fomentar a cultura de segurança no ambiente hospitalar, promovendo a excelência no cuidado ao paciente. Durante a programação, estão sendo discutidos temas fundamentais como: cultura de segurança, protocolo de cirurgia segura, higienização das mãos, além das relações institucionais entre o Hospital Regional e a Unicentro.

O reitor da Unicentro, o professor Fábio Hernandes, celebra a realização desse evento como uma maneira fundamental de atingir os estudantes e profissionais da área da saúde, assim como órgãos regionais e estaduais de saúde. “Nós sabemos hoje todas as questões que envolvem o tratamento ao paciente. E a Unicentro estar junto com o Hospital Regional, participando deste workshop demonstra a consideração, a responsabilidade que os nossos cursos de saúde tem para com o paciente”.

Também integram a agenda do evento, palestras com reflexões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados aplicada ao ambiente hospitalar, a segurança do paciente na farmácia clínica e práticas de acolhimento seguro.

De acordo com o diretor do Hospital Regional do Centro-Oeste, Fernando Guiné, o evento visa fortalecer a cultura organizacional e disseminar boas práticas de segurança entre profissionais da saúde, buscando minimizar riscos e elevar a qualidade assistencial. “Segurança do paciente é uma busca diária. É uma obrigação diária, é uma meta diária, o paciente é o nosso foco principal. Nós devemos sempre refletir sobre e sempre buscar incrementar fluxos, protocolos e condições para que isso aconteça na prática, no dia a dia das nossas unidades hospitalares e unidades de saúde”. 

A chefe da Divisão de Relações Acadêmicas com Unidades de Saúde e docente do Departamento de Medicina da Unicentro, Kelly Holanda Prezotto, explica que o workshop também é um evento em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, dessa forma é importante que os graduandos da área da saúde estejam engajados no tema. “A segurança do paciente é um tema prioritário da OMS. Estima-se que um em cada 10 pacientes hospitalizados ou que realizam algum procedimento médico, possa sofrer ou sofrem algum dano relacionado à assistência. E nesse sentido, é uma prioridade a gente trabalhar na formação de maneiras de prevenir incidentes que na maioria são evitáveis”, destacou.

 

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário