
Unicentro e Grupo Santa Maria discutem viabilização de curso superior de Tecnologia em Celulose e Papel
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Grupo Santa Maria se reuniram para discutir a viabilização de um curso superior de Tecnologia em Celulose e Papel. Participaram da reunião o CEO do Grupo Santa Maria, Marcelo Podolan Lacerda Vieira, e o gestor de Recursos Humanos da empresa, Alexandre Esper. Pela Unicentro, estiveram presentes o vice-reitor, professor Ademir Fanfa Ribas, o pró-reitor de Planejamento, Maurício Atamanczuk, o diretor de Desenvolvimento Estratégico Universitário, Carlos Eduardo Bittencourt Stange, e a professora Daiane Finger Ferreira, do Departamento de Química.
De acordo com o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir, a ideia do curso surgiu de uma demanda da comunidade e do mercado, ressaltando a importância da formação profissional para o setor, considerado estratégico para a região. “A Unicentro apresentou o projeto, aprovado pelos conselhos superiores, de um curso tecnólogo de celulose e papel, que é uma proposta vinda da comunidade para ocupar espaços no mercado de trabalho, onde tem uma demanda necessária de contratação de pessoas”, disse Ademir.
O projeto do curso, pontua Ademir, foi elaborado pelo Núcleo Docente Estruturante do curso de Química, em parceria com profissionais que atuam na empresa. “O curso ainda está em processo de discussão, em processo de análise. Temos a expectativa de que, com a autorização do Governo, ele possa ser implementado. Entendemos que essa oferta será importante para o desenvolvimento econômico e social da nossa região, com geração de emprego, renda e oportunidades de trabalho”, destacou.
Além de atender às empresas do setor de papel e celulose, o curso também deve beneficiar trabalhadores que já atuam em indústrias madeireiras e que buscam crescimento profissional. “O curso vai atender as pessoas que precisam ter seu local no mercado de trabalho, aqueles que já atuam nas indústrias e querem subir na sua profissão, crescer profissionalmente, aumentar a sua renda. Então, essas parcerias são fundamentais e importantes para o desenvolvimento de toda a nossa região”, finalizou o vice-reitor.
Sobre o curso – O curso superior de tecnologia em Papel e Celulose tem como objetivo formar profissionais capacitados a planejar, executar, controlar e avaliar processos produtivos e administrativos da área, desde o controle de qualidade da matéria-prima até os produtos finais. O projeto prevê ainda a formação de tecnólogos aptos a desenvolver soluções sustentáveis e aplicar inovações em processos produtivos, acompanhando as tendências do setor.
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

