SESMT reforça segurança na Unicentro com Brigada de Emergência e treinamento para uso de desfibriladores

SESMT reforça segurança na Unicentro com Brigada de Emergência e treinamento para uso de desfibriladores

O Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou, em agosto, o treinamento da Brigada de Emergência para atendimento nos três câmpus da instituição. Em continuidade às ações de prevenção, nos dias 16 e 17 de setembro, o setor promoveu, no Departamento de Medicina (Demed) no Câmpus Cedeteg, uma capacitação específica sobre o uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático), alinhada à recente aquisição de novos equipamentos para a universidade.

O curso da Brigada de Emergência foi realizado em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e teve como objetivo preparar servidores para agir com rapidez e eficiência em situações de risco, contribuindo para a segurança de toda a comunidade acadêmica. Atualmente, a Unicentro conta com 10 brigadistas em cada câmpus, devidamente capacitados para prestar o primeiro atendimento em ocorrências, orientar evacuação de áreas, acionar os serviços competentes e apoiar medidas de prevenção no dia a dia institucional.

De acordo com a engenheira de Segurança do Trabalho da Unicentro, Fernanda Cardoso, a presença dos brigadistas é fundamental para a proteção da comunidade acadêmica. “Os brigadistas atuam de forma preventiva, identificando riscos, orientando colegas e auxiliando na aplicação das normas de segurança. São os primeiros a agir em situações de incêndio, acidentes ou mal súbito, podendo salvar vidas até a chegada do socorro especializado. Em situações de abandono de área, garantem que o processo ocorra de maneira ordenada, reduzindo o risco de pânico e acidentes”, explica.

Já a formação sobre o uso do DEA foi conduzida pelo médico Abrão José Melhem Junior, em duas turmas realizadas em 16 e 17 de setembro, no Demed. Participaram as equipes de enfermagem da Pró-Reitoria de Apoio aos Estudantes (Proae) e da Clínica Escola de Medicina (Climed), dois técnicos administrativos do Câmpus de Irati e toda a equipe do SESMT. A capacitação abordou procedimentos de resposta imediata em paradas cardiorrespiratórias, integração com protocolos de primeiros socorros e orientações práticas para a operação segura do equipamento.

Segundo Fernanda, o treinamento amplia a segurança da comunidade universitária. “Capacita servidores para agir imediatamente em casos de parada cardiorrespiratória, aumentando as chances de sobrevivência da vítima. Além disso, os profissionais treinados sentem-se mais preparados e seguros para intervir em emergências”, detalha.

Ela também destaca a importância da aquisição dos equipamentos para garantir uma resposta rápida. “A aquisição dos desfibriladores, somada à capacitação das equipes, contribui diretamente para o atendimento em emergências porque garante rapidez, eficiência e preparo técnico diante de situações críticas. O DEA é um equipamento fundamental para salvar vidas em casos de parada cardiorrespiratória, mas sua efetividade depende do uso imediato e correto”, reforça.

As duas iniciativas integram a política de prevenção de acidentes e promoção da saúde ocupacional da universidade, fortalecendo a cultura de segurança em unidades acadêmicas, administrativas e de atendimento. Com brigadistas ativos e profissionais treinados para o uso do DEA, a Unicentro amplia sua capacidade de resposta a emergências, ao mesmo tempo em que difunde boas práticas de segurança no trabalho entre servidores e estudantes.

 

Por Helena de Julio, com supervisão de Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário