Proec e Direx discutem curricularização da extensão em eventos da Unicentro

Proec e Direx discutem curricularização da extensão em eventos da Unicentro

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro (Proec) e a Diretoria de Extensão (Direx) estiveram presentes na última semana em dois eventos para discutir sobre curricularização de extensão. A resolução CNE/CP nº 04, de 29 de maio de 2024, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior de profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica, foi o ponto de partida para o diálogo. 

No dia 15 de setembro, a Proec e a Direx marcaram presença no Fórum das Licenciaturas, evento que contribui com a reflexão sobre questões pedagógicas. Realizado de forma remota, o fórum objetiva debater e apresentar proposições de políticas institucionais em conjunto com membros de diversos setores da universidade. Já no dia 16 de setembro, a conversa foi com o Conselho Departamental do curso de História (Condep). 

Em ambos, foi realizado um diálogo sobre a atualização do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), com a inclusão da extensão. A troca buscou contribuir para um melhor entendimento sobre o tema a partir de experiências bem-sucedidas, já que, segundo a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), os cursos de licenciatura da Unicentro têm o prazo de envio dos novos PCCs até o dia 29 de setembro para os que iniciam em 2026 e até 3 de novembro para os que iniciam em 2027.

O diálogo envolveu questões como a realização das ações de extensão nas instituições de Educação Básica, questões burocráticas, a dificuldade de acesso às escolas para a realização das ações e a carga horária da extensão nos cursos de licenciaturas. “As discussões foram baseadas em experiências de demais cursos da instituição que já fizeram a inserção da extensão nos PPCs, ajudando a sanar possíveis dúvidas, como as implicações da inserção de carga horária de extensão nos diferentes formatos nos componentes dos currículos”, explica a pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucélia de Souza. 

A extensão é um dos pilares da universidade pública e é uma forma de a universidade se aproximar da comunidade externa por meio da execução de atividades, que impactam a formação profissional e a sociedade. Nessa dinâmica, os estudantes assumem uma postura ativa e protagonista, desde o planejamento até a execução da ação proposta. “Destaca-se que não existe uma receita pronta. A curricularização da extensão é um processo, sendo importante considerar a natureza e possibilidades conforme cada curso”, finaliza a professora Lucélia.

 

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário