
Unicentro aplica provas do PAC para mais de 7 mil estudantes neste domingo (21)
Nem a chuva desanimou os candidatos que sonham com uma vaga em um dos 42 cursos oferecidos por uma das principais instituições de ensino superior do país. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) aplicou as provas do PAC (Programa de Avaliação Continuada) neste domingo (21).
Ao todo, 7025 candidatos realizaram as provas, ofertadas em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Em 4 horas de avaliação, os estudantes responderam a questões de múltipla escolha e a uma redação.

Candidatos realizam as provas em sete cidades do Paraná
O PAC é voltado a estudantes do Ensino Médio, tanto de escolas públicas quanto privadas. A avaliação acontece de forma seriada: ao término de cada ano, o aluno realiza uma prova com conteúdos específicos da série em que está matriculado. As notas obtidas em cada etapa são somadas, resultando no escore final do candidato no processo seletivo. A Unicentro destina 237 vagas aos ingressantes pelo PAC.
Fábio Hernandes, reitor da Unicentro, visitou um dos locais de prova e destacou a importância do PAC para a universidade. “O PAC, mais uma vez, foi um sucesso, com mais de 7 mil inscritos, mostrando o quanto a comunidade busca nossa universidade. A Unicentro é gratuita, de qualidade e tem transformado vidas. Aos alunos do PAC 1, 2 e 3, sejam muito bem-vindos”.
A expectativa era visível entre os estudantes que aguardavam, atentos e ansiosos, a abertura dos portões. Entre eles estava Ana Beatriz Sandoval Barboza, que viajou mais de 300 quilômetros de Itaporanga, no interior de São Paulo, até Irati para realizar a segunda etapa do PAC. “Eu espero ir muito bem, porque ano passado, graças a Deus, fui super bem na prova. Quero Medicina, é uma decisão que tomei ainda criança, quando percebi o quanto gostava de ajudar as pessoas”, contou.
Para muitos, era o primeiro contato com o processo seletivo seriado. Foi o caso de Gabriela Rodrigues de Castro Kozak, candidata do PAC 1. “Eu estou bem nervosa, porque é a minha primeira vez. Na verdade, vim mais para conhecer a prova, sem muito preparo. No ano que vem quero estudar mais cedo e me dedicar melhor”, explicou a estudante, que ainda está em dúvida entre Odontologia e Medicina Veterinária.

Estudantes responderam questões de múltipla escolha e escreveram uma redação
Já para quem está no terceiro ano, o dia foi decisivo. Maria Teresa Kurshaidt, estava ansiosa para a prova que pode garantir sua vaga no curso de Medicina Veterinária. “As etapas anteriores foram desafiadoras, mas com dedicação e estudo deu tudo certo. Hoje estou nervosa por causa de Física e Matemática, mas me preparei bastante e estou confiante”. A estudante conta que escolheu o curso por admirar o trabalho de seus pais. “Eu cresci acompanhando o trabalho dos meus pais nessa área e sempre tive vontade de seguir esse caminho”, contou.
De acordo com Maria Aparecida Mores, coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, as provas ocorreram dentro da normalidade em todos os locais de aplicação. A quantidade de abstenções registrada neste ano foi de 637, o equivalente a 9,07%. “Foi tudo bem em todos os locais. Sempre tem alguma situação para resolvermos, mas nada grave. Todos os ocorridos nós conseguimos solucionar tranquilamente”.
Depois de quatro horas de avaliação, o alívio era visível entre os candidatos que deixavam os locais de prova. Entre comentários sobre a dificuldade das questões e expectativas em relação ao desempenho, Ellen Bonfatti Knob, candidata do PAC 1, aprovou sua performance. “Achei a prova bem tranquila, até a redação. Tudo sem pegadinhas”, avaliou.
Felipe Bim Quartiero, também do PAC 1, acredita ter se saído bem nas questões de múltipla escolha, mas encontrou dificuldade na redação. “Achei os dois temas até que meio difíceis de extrair um texto bom, mas dentro do possível, consegui fazer”.

Provas ocorreram dentro da normalidade em todos os locais de aplicação
Redação
Além das questões objetivas, os estudantes também precisaram desenvolver uma redação com no mínimo 17 e no máximo 22 linhas.
No PAC 1, com tipologia textual narrativa, os estudantes puderam escolher entre dois temas. O primeiro era baseado em uma tirinha e pedia a elaboração de um texto em que a conversa entre duas pessoas resultasse em uma ambiguidade com consequências inesperadas. O segundo tema, baseado em um texto e uma imagem sobre o fascinante mundo da fuga digital, solicitava a criação de um personagem que, enfrentando a fuga digital, desenvolvesse mecanismos para que suas mensagens fossem lidas.
No PAC 2, também com texto narrativo, os candidatos tiveram duas opções. O primeiro tema, inspirado em uma tirinha, exigia que uma criança conseguisse ludibriar os adultos usando sua esperteza para alcançar seus objetivos. O segundo, baseado em um texto sobre fidelidade canina, pedia aos estudantes que narrassem a relação de um cão com a família que o adotou.
Já no PAC 3, com redação dissertativo-argumentativa, os candidatos deveriam desenvolver seus textos a partir de dois temas. O primeiro, baseado em um texto sobre a importância da família na formação do indivíduo e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, pedia uma reflexão sobre o papel da família nesse processo. O segundo tema, inspirado no poema “Velho Tema”, de Vicente de Carvalho, solicitava que os estudantes discutissem os motivos pelos quais muitas pessoas afirmam não conseguir encontrar a felicidade.
Resultado – Gabaritos e Cadernos
O gabarito provisório e o caderno de questões estarão disponíveis no site da Unicentro a partir de segunda-feira (22). O resultado do PAC será divulgado no dia 7 de novembro, assim como o Boletim de Desempenho, também no site oficial da universidade.
Por Caroline Albertini
Confira as fotos no Banco de Imagens da Unicentro
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.








