Estudantes de Pedagogia promovem mostra de materiais didáticos em Prudentópolis

Estudantes de Pedagogia promovem mostra de materiais didáticos em Prudentópolis

Nesta semana, o Câmpus Avançado de Prudentópolis da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) ficou mais colorido e divertido. Isso porque a turma do 2º ano de Pedagogia realizou uma mostra de materiais didáticos com a temática “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

A exposição integrou os trabalhos desenvolvidos no âmbito de duas disciplinas: Teoria e Metodologia da Alfabetização, ministrada pela professora Sheila Fabiana de Quadros, e Teoria e Metodologia da Língua Portuguesa, que tem a professora Tânia Parolin da Cruz como responsável.

Entre os materiais didáticos estava a panela alfabética da tia Nastácia, a lata da interpretação e a caixinha de motivação.

“São materiais de alfabetização, de letramento e para trabalhar a língua portuguesa com os anos iniciais do ensino fundamental”, explica a professora Sheila, que também coordena o curso de Pedagogia na unidade universitária.

Um livro de atividades sensoriais sobre a boneca Emília, um quebra-cabeças do Visconde de Sabugosa, uma panela alfabética da tia Nastácia, uma feira de palavras hortifruti da Dona Benta – tudo confeccionado artesanalmente pelas estudantes da Unicentro. A proposta dos materiais é ensinar a leitura e a escrita de forma divertida, incentivando crianças a completar palavras a partir de sílabas, fazer associações entre imagens e escrita, treinar a memória e responder perguntas sobre textos literários.

“Nem sempre atividades só no papel são suficientes. A ludicidade vem para facilitar a aprendizagem, aproximar o aluno do que ele está aprendendo, engajar e tornar as aulas mais envolventes”, explica Débora Potma, uma das estudantes que organizaram a mostra em Prudentópolis.

Ao chegar na sala de aula da turma de Pedagogia, colegas de curso, docentes e pessoas da comunidade encontraram um verdadeiro cenário do Sítio do Pica-Pau Amarelo. As acadêmicas decoraram todo o espaço de acordo com a temática, vestiram figurinos dos personagens e realizaram performances, proporcionando uma experiência imersiva na história infantil e no mundo da alfabetização e letramento. “As estudantes nos surpreenderam. Foi muito além do que esperávamos”, elogia a professora Sheila.

Crianças da comunidade estiveram entre os visitantes da mostra e interagiram com os materiais criados pela turma de Pedagogia.

Os visitantes puderam ver e interagir com os materiais didáticos criados pela turma. Algumas crianças da comunidade estiveram no local e foram convidadas a realizarem as dinâmicas propostas.

“Nós tentamos trabalhar cada atividade de acordo com a idade e necessidades das crianças. Alguns mais pequenos ou que tinham algumas dificuldades, nós demos um auxílio maior ou adaptamos a atividade para que conseguissem realizá-la”, descreve a acadêmica Débora. “Trabalhar com essa temática nos fez perceber como as crianças tinham ou criaram um certo afeto pelos personagens, o que também torna a aprendizagem mais prazerosa”, completa.

Para as futuras pedagogas, a mostra foi um adicional em sua formação, servindo para demonstrar de que forma a união entre teoria e prática está presente no cotidiano do ensino. “Foi uma experiência que contribuiu muito para a nossa formação, nos dando subsídios sobre como é a atuação de pedagoga. Além disso, nos prepara para sermos profissionais capazes de planejar, utilizar a criatividade e entender as mais diversas situações educacionais”, salienta Débora.

Por Amanda Pieta

Fotos: arquivo pessoal

Deixe um comentário