
Ageuni da Unicentro seleciona 10 propostas regionais para etapa estadual
Na última segunda-feira (15), o Comitê Gestor da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni/Unicentro) se reuniu na Sala dos Conselhos do Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, para avaliar as 39 propostas recebidas por meio da chamada pública voltada ao mapeamento de demandas e oportunidades regionais. As iniciativas foram encaminhadas por empresas, cooperativas e prefeituras da Região Centro-Sul do Paraná e refletem os principais desafios locais, além de apontar o potencial de inovação e desenvolvimento do território.
Seguindo os critérios definidos pelo Comitê Estadual da Ageuni — que consideram clareza do problema apresentado, grau de inovação, geração de produtos ou serviços, impacto regional e viabilidade de execução — foram escolhidas as 10 propostas mais relevantes. Essas iniciativas agora avançam para a etapa estadual do programa.
No próximo nível de seleção, elas integrarão o conjunto das 90 propostas indicadas pelos nove comitês regionais da Ageuni em todo o Paraná. Após nova avaliação, 70 serão selecionadas para seguir no processo de articulação e fortalecimento das políticas de inovação e desenvolvimento regional.
A reunião contou com a presença do reitor da Unicentro e secretário executivo da Ageuni, professor Fábio Hernandes; do vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas; e do diretor da Novatec, professor Maico Taras da Cunha. Também participaram representantes de instituições parceiras, como a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, Cilla Tech Park, Ocepar, Acig, Faep, Sebrae, Amcespar, Sistema Fiep/Sesi/Senai e Faciap.
Com informações da Ageuni/Unicentro