
Jornada de Atualização em Informática debate futuro da computação na era dos dados
Na noite de ontem, terça-feira (9), as atenções do Câmpus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro), se voltaram para a tecnologia e para o futuro. Isso porque foi aberta a 10ª edição da Jornada de Atualização em Informática (JAI), que, a cada dois anos, transforma a universidade em um espaço de troca, aprendizado e diversão. Neste ano, pela primeira vez, estudantes de Ciência da Computação se uniram aos de Big Data no Agronegócio para construir uma programação cujo tema é “Computação na era de dados: carreira e oportunidades”.
A coordenadora da JAI, professora Carolina Paula de Almeida, destacou o papel do evento na formação dos estudantes. “A JAI é um evento acadêmico que se consolidou na trajetória do Departamento de Ciência da Computação, reunindo desde 2008 iniciativas que marcaram a formação de nossos estudantes e o fortalecimento da área de Tecnologia da Informação. Hoje realizamos a décima edição, a primeira que une Computação e Big Data no Agronegócio. Não tenho dúvidas de que essa é a maior JAI já feita por todos os estudantes”, afirmou.

Milena, à direita, além de participar como acadêmica da Jornada, também ministrou um minicurso
A programação deste ano conta com quatro palestras, 12 minicursos, sendo dois deles reofertados devido à alta demanda, apresentações de 23 trabalhos acadêmicos, uma roda de conversa com profissionais e dinâmicas de integração. “Todas essas atividades têm o objetivo de aproximar os nossos estudantes das práticas de mercado, da pesquisa científica, do diálogo com profissionais e da criação de laços saudáveis”, explicou Carolina.
O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, ressaltou o impacto do tema escolhido. “A informática é um caminho sem volta, mas é um caminho que precisa estar em constante atualização. A tecnologia estará cada vez mais presente em todas as áreas do conhecimento e a JAI tem esse papel de proporcionar diálogo e troca de experiências”, disse.
Já a vice-diretora do Câmpus Cedeteg, Aline Marques Genú, reforçou o caráter formativo do evento. “Vocês têm muitas opções dentro da programação para aprimorar seus conhecimentos. Todas as áreas do conhecimento demandam, hoje, dados que precisam ser trabalhados. Aproveitem ao máximo essa oportunidade para se tornarem ainda melhores no futuro profissional”, incentivou.
Em seu discurso, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucélia de Souza, lembrou o uso dos dados no mercado de trabalho atual. “Hoje todos vivemos cercados por dados, seja nas redes sociais, nas compras online, na saúde ou no transporte. A computação deixou de ser apenas técnica para se tornar parte essencial da vida em sociedade e do mundo do trabalho”. Para ela, os cursos da Unicentro refletem essa realidade. “A Ciência da Computação prepara profissionais para desenvolver soluções inovadoras, enquanto o Big Data no Agronegócio mostra como os dados podem impulsionar um setor vital para nossa economia, levando eficiência e sustentabilidade ao campo”, complementou.
Experiência acadêmica e integração de cursos
Para os estudantes, a JAI representa aprendizado além da sala de aula. Giovana Fernandes Nascimento, do 3º ano de Ciência da Computação e integrante do PET, falou sobre a experiência de estar na comissão organizadora. “O maior desafio foi organizar o tempo, mas valeu a pena. Conseguimos ótimas palestras e minicursos. Foi uma boa experiência de trabalho em equipe e de aprendizado que vamos levar para a vida profissional”, avaliou.

1ª palestra da JAI foi ministrada por Camila Vilaça, da Google
A também integrante do 3º ano de Computação, Milena Alessandra Bernardi, destacou o crescimento da Jornada em relação a anos anteriores. “Na minha primeira JAI, em 2023, a estrutura era menor. Agora percebo essa diferença de mais inscrições, mais interesse e, claro, a parceria com Big Data. As expectativas são altas, com muitas palestras e cursos interessantes”. Milena, além de participar, ministrou junto com um colega um minicurso de Git e GitHub. “São ferramentas essenciais para nossa área e muitos estudantes têm dificuldade. Pensamos que seria interessante ofertar e a recepção foi muito positiva”, contou.
Esse mesmo minicurso foi acompanhado de perto por Felipe Marochi, calouro de Computação. “Me inscrevi nos cursos de Business Intelligence e de GitHub. Acho que vai agregar bastante, ainda mais no primeiro ano” destacou.
Eu nem imaginava ter contato com o mercado de trabalho tão cedo, mas a JAI proporciona isso de forma prática – Felipe Marochi, calouro de Ciência da Computação
Do lado do curso de Big Data, a estudante Thaís Corrêa, do 2º ano, escolheu o minicurso de QGIS, ministrado por um colega de turma. “Achei interessante pela relação com a área de geografia. Além disso, as palestras, como a da Google e da Jacto, vão contribuir muito para nós, que estamos em uma área diretamente ligada ao agronegócio”, comentou.
A abertura contou também com a palestra remota de Camila Vilaça, Cloud Data Engineer da Google. A programação segue durante toda a semana, com palestras, minicursos, rodas de conversa e apresentações de trabalhos acadêmicos. Para a professora Carolina, essa conquista é fruto do esforço coletivo. “Foi uma semana de estudos construída pelos alunos, desde a escolha dos temas até a realização do evento. É um orgulho ver a dedicação dos estudantes do PET e de toda a comissão organizadora”.

Estudantes terão atividades ao longo de toda semana, no Câmpus Cedeteg
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.