Gestores de Chopinzinho procuram Unicentro para discutir parcerias em tecnologia e inovação

Gestores de Chopinzinho procuram Unicentro para discutir parcerias em tecnologia e inovação

Na manhã desta quarta-feira (10), o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Fábio Hernandes, e o diretor do câmpus avançado de Chopinzinho, professor Ari Schwans, receberam representantes da administração municipal de Chopinzinho. O encontro teve como objetivo discutir possíveis parcerias entre a universidade e o município, com destaque para a proposta de implantação de um hub de inovação na cidade.

Participaram da reunião o secretário municipal de Administração, Rubenei Melotto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Francisco Grezzana, e Alisson Andrey Puska, também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Segundo o secretário José Francisco Grezzana, a Unicentro é peça-chave para que Chopinzinho avance em seu projeto de inovação. “A Unicentro é fundamental para que Chopinzinho avance na área de inovação. O município tem vocação para esse setor e a universidade é a primeira parceira que buscamos. Além do apoio em projetos via Projetek, a instituição é essencial na pesquisa, na formação de jovens e na criação de novos cursos alinhados às nossas demandas. Queremos planejar o desenvolvimento da cidade para os próximos dez anos, e a Unicentro tem papel central nesse processo”, afirmou.

Durante a conversa, Alisson Puska ressaltou a importância do apoio da Unicentro para que a população perceba seu potencial de inovação. “Queremos que as pessoas em Chopinzinho vejam que podem construir coisas, desenvolver soluções e até abrir suas próprias startups. Para isso, precisamos do apoio da universidade, não apenas com cursos, mas abrindo as portas para que possamos operar juntos. O potencial existe, mas precisamos de mais braços para transformar essa realidade”, destacou.

Ari Schwans, diretor do câmpus avançado de Chopinzinho, explicou que a aproximação com a Unicentro partiu do próprio município. “O secretário Francisco nos procurou no câmpus avançado para conversar sobre as possibilidades de parceria. Nós prontamente agendamos essa reunião com o reitor, justamente para apresentar os projetos que a universidade já desenvolve e pensar em como podemos contribuir para o fortalecimento da inovação em Chopinzinho. A Unicentro tem expertise e estrutura que podem apoiar o município nesse processo, e essa integração é fundamental para impulsionar o desenvolvimento regional”, ressaltou.

Na reunião, o reitor, professor Fábio Hernandes, relembrou que a Unicentro tem, entre suas missões, contribuir para o crescimento das comunidades em que está inserida, dialogando  com os municípios para compreender suas demandas e, a partir da pesquisa, do ensino e da extensão, oferecer caminhos para que as cidades possam se desenvolver de forma sustentável. Para tanto, mencionou a residência técnica em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (GAP), cuja responsabilidade pela gestão estadual é da Unicentro. “Esse programa possibilita que profissionais formados atuem diretamente nos municípios, auxiliando na criação e no fortalecimento de ambientes de inovação. É uma oportunidade que também pode contemplar Chopinzinho em futuras edições”, destacou.

A coordenadora do Projetek Unicentro, Isabela Volski, aproveitou a oportunidade para apresentar as atividades do programa, que desenvolve projetos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo com foco em Building Information Modeling (BIM), frisando como o escritório regional pode colaborar com os municípios da região.

Secretário José Francisco Grezzana e Fábio Hernandes, reitor da Unicentro

Por Caroline Albertini


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


 

Deixe um comentário