Cetras da Unicentro é contemplado em edital da Itaipu Binacional

Cetras da Unicentro é contemplado em edital da Itaipu Binacional

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) da Unicentro foi contemplado no edital 01/2024 do Programa Itaipu Mais que Energia. A iniciativa é da Itaipu Binacional em parceria com a Caixa Econômica Federal, e teve seu anúncio oficial nesta quarta-feira (3), durante cerimônia em Foz do Iguaçu.

Por meio da chamada voltada ao meio ambiente, o Cetras conquistou recursos no valor de R$ 692 mil. O valor será destinado à aquisição de equipamentos de diagnóstico, como raio-x, ultrassom, microscópio e analisador hematológico.

Para o coordenador da unidade, professor Rodrigo Martins de Souza, o resultado é um reconhecimento não apenas ao trabalho realizado, mas também ao papel da Unicentro no desenvolvimento regional. “Eu, como coordenador, fico muito feliz e me sinto honrado com essa conquista. Essas melhorias vão elevar a qualidade do atendimento aos animais, mas também têm impacto direto no ensino. Como o Cetras está dentro da universidade, conseguimos oferecer aos nossos estudantes uma formação muito mais qualificada e eficiente. Esses projetos fortalecem o tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão”, apontou o docente.

Além dos recursos financeiros, e por meio da ação social da Itaipu, o Cetras também recebeu a doação de uma caminhonete L200 Triton 4×4 que pertencia à frota da empresa binacional. O veículo vai ampliar as ações de atendimento, resgate e transporte de animais silvestres, além de fortalecer as atividades de educação ambiental junto à comunidade, conforme detalhou Rodrigo. “Será fundamental para dar agilidade ao nosso trabalho. Permitirá apoiar a Força Verde, o Instituto Água e Terra e o Corpo de Bombeiros, principalmente em situações de resgate mais complexas, que exigem rapidez e a presença de um veterinário”.

Durante a cerimônia, o diretor-presidente brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, ressaltou que o apoio às universidades públicas é estratégico para o desenvolvimento do país, já que são elas que concentram pesquisa, inovação e produção de conhecimento. Segundo ele, a missão da Itaipu é justamente fortalecer instituições que geram transformação concreta na sociedade. “Para nós, é uma honra poder fazer contribuições como essa, porque sabemos que cada veículo fará a diferença no trabalho desenvolvido, garantindo mais qualidade, inclusão, aprofundando também suas políticas socioambientais”, destacou.

Itaipu Mais que Energia

O Programa Itaipu Mais que Energia é uma das maiores iniciativas socioambientais em andamento no Brasil. Somando duas listas de classificados, o programa já contemplou mais de mil entidades de 297 municípios do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul, totalizando R$ 305 milhões em investimentos. Os recursos são destinados a organizações sem fins lucrativos que desenvolvem projetos de conservação da biodiversidade, produção sustentável, desenvolvimento comunitário e promoção da saúde e bem-estar social. A expectativa é que as ações apoiadas pelo programa beneficiem diretamente mais de meio milhão de pessoas.

 

Por Poliana Kovalyk

Fotos: Itaipu Binacional

Deixe um comentário