
Abertura da 29ª Semana de Estudos em Ciências Biológicas reúne acadêmicos e pesquisadores
Na noite da última segunda-feira (2), ocorreu a solenidade de abertura da 29ª Semana de Estudos em Ciências Biológicas (Sebio), realizada no auditório do Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O evento, que acontece entre os dias 1º e 5 de setembro, é organizado pelo Centro Acadêmico Charles Darwin e pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da instituição.
Com o tema “Raízes do passado, desafios do presente e soluções para o futuro”, a edição deste ano busca promover debates e reflexões sobre os avanços e desafios enfrentados pela biologia nos diferentes campos de estudo. A palestra de abertura foi ministrada pelo docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Júlio Marsola, com o tema “O que os Fósseis Paranaenses nos contam sobre um deserto do período Cretáceo”.
O coordenador-geral do evento, professor do Departamento de Ciências Biológicas, Osiel Gonçalves, conta que pela primeira vez a Sebio é realizada pelo centro acadêmico, dessa forma, a semana acadêmica se torna um espaço especial para os estudantes, sendo idealizada de acadêmicos para acadêmicos. “A semana está ocorrendo graças aos alunos da Biologia que desempenharam esse papel para fazer essa semana acontecer. Eles conseguiram desenvolver a parte científica de palestras e todos os minicursos que vão ocorrer de forma gloriosa”, celebrou o professor.
A programação da semana acadêmica contará com palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos, abordando uma ampla variedade de áreas da Biologia. Os participantes terão acesso a conteúdos que vão da paleontologia aos estudos genéticos, passando por temas como fungos, bactérias, zoologia e ecologia, proporcionando conhecimentos entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área.
Segundo a diretora do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais, Adriana Knob, a Sebio é considerada um dos eventos mais tradicionais do curso e se consolidou como um espaço de integração entre estudantes e especialistas. “Essa interação entre estudantes e profissionais da área é estritamente necessária, porque é em oportunidades como essas que muitos estudantes despertam para se dirigirem mais à área que vão atuar posteriormente”.
O presidente do Centro Acadêmico Charles Darwin e estudante do quarto ano de licenciatura em ciências biológicas, Samuel Neumann da Silva, expõe que o objetivo da semana acadêmica é estimular a pesquisa, a inovação, a conscientização ambiental e também ser um espaço de formação que vai além da sala de aula. “Nós tentamos fazer uma semana bem diversificada e essa atividade também conta horas complementares para os participantes. Dessa forma, os alunos também podem participar de minicursos, oficinas e palestras que vão agregar muito na sua formação”, comentou.
Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro


