
Unicentro publica terceiro volume do Atlas Eleitoral do Paraná em parceria com TRE-PR e Ipardes
Desde 2018, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) vem desenvolvendo um trabalho pioneiro no Paraná: transformar os resultados das eleições em análises e mapas que ajudam a compreender a dinâmica política do estado. Esse esforço resultou no Atlas Eleitoral do Paraná, que acaba de ganhar seu terceiro volume, lançado em solenidade realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, na última semana.
Construído em parceria com o TRE e com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o novo material conta a história das eleições presidenciais no estado do Paraná, e reúne análises das eleições para governador realizadas no estado entre 1986 e 2022. O trabalho é conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Geografia Política da Unicentro (Geps), coordenado pela professora do Departamento de Geografia e coordenadora de Área de Avaliação de Geografia da Capes, Márcia da Silva, e conta com a participação de docentes e estudantes de graduação, mestrado e doutorado.
Segundo o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, o Atlas reforça o papel da universidade na produção de conhecimento de ponta. “Esse é um trabalho inovador e de grande importância para a história política do Paraná. A Unicentro, ao lado dos parceiros, está na vanguarda ao reunir, organizar e analisar de forma fidedigna os dados eleitorais. É uma demonstração da qualidade da pesquisa feita em uma universidade pública, gratuita e comprometida com a sociedade”, destacou.
De acordo com a professora Márcia, o objetivo central é tornar os dados eleitorais mais acessíveis e compreensíveis para a sociedade. “Nós transformamos tabelas brutas em mapas temáticos e análises interpretativas. Assim, não mostramos apenas quem ganhou ou perdeu, mas buscamos explicar os fenômenos eleitorais a partir de fatores socioeconômicos, culturais e geográficos. Dessa forma, qualquer cidadão pode entender melhor como os votos se distribuíram no território paranaense”, explicou.
O terceiro volume conta com aproximadamente 180 mapas, elaborados pelo Ipardes, e análises escritas pela equipe da Unicentro. Os resultados estão publicados na Revista de Direito e Ciência Política do TRE-PR, que passou a abrigar os artigos do projeto. “No decorrer da pesquisa, surgiu a oportunidade de publicarmos o material na Revista do TRE, que é nosso parceiro. Com isso, o Atlas deixou de ser um volume único com mapas e legendas e passou a ser um conjunto de artigos, cada um trazendo a espacialização e análise de uma eleição específica”, explica a professora.
Ela ressalta que, apesar da mudança no formato, o nome do projeto foi preservado. “Mantivemos o nome Atlas Eleitoral porque é assim que o projeto nasceu e sempre foi conhecido. Hoje, ele se materializa como números inteiros da revista, atualmente chamada Revista de Direito e Ciência Política, reunindo análises das eleições paranaenses, tanto para presidente quanto para governador”, completa.
Apesar dos avanços, a pesquisa enfrenta desafios. Márcia aponta que a complexidade do tratamento dos dados, especialmente em casos de desmembramento de municípios, é uma dificuldade. Ainda assim, o grupo mantém o compromisso de dar continuidade ao trabalho. “O maior desafio é transformar e georreferenciar todos os dados numa base dos municípios paranaenses. Para isso, é necessário ter a base municipal correta, pois a distribuição de votos depende de cada município. Por exemplo, quando o município de Goioxim se desmembrou de Guarapuava, os dados precisaram ser reorganizados, já que passaram a ser eleições próprias para o novo município”, detalhou.
Ela acrescenta que a complexidade aumenta porque os desmembramentos nem sempre coincidem com os anos eleitorais. “Alguns desmembramentos ocorreram no meio do processo eleitoral, então parte dos dados fica para um município e parte para outro. É um trabalho minucioso, mas já conseguimos corrigir essas situações junto ao Ipardes e organizar a base territorial que sustenta todo o conjunto de dados do Atlas”, completou.
Próximos lançamentos
Com o terceiro volume do Atlas Eleitoral do Paraná lançado, a equipe do Grupo de Pesquisa em Geografia Política da Unicentro já olha para os próximos passos da pesquisa. O foco agora se volta para as eleições presidenciais, com o objetivo de analisar o comportamento do eleitorado paranaense e compreender como os votos se distribuem em cada região do estado. “Agora nós estamos fazendo uma pesquisa para lançarmos o comportamento em relação à presidência da República. Esse é o próximo estudo”, finalizou.
Por Caroline Albertini
Foto: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes)
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.