
Câmpus de Irati recebe cerca de mil estudantes de ensino médio durante o Walking Tour
Nesta semana, cerca de mil estudantes de escolas da região visitaram o Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) no Walking Tour 2025. O evento é uma oportunidade para alunos do ensino médio conhecerem os cursos, a estrutura e os serviços da universidade.
“Muitos nunca estiveram aqui e quando se deparam com essa experiência, com esse contato, se mostra um novo caminho, um novo futuro”, discorre o diretor do câmpus, professor Ronaldo Ferreira Maganhotto.
O Walking Tour é uma iniciativa da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) que propõe um passeio pela Unicentro com intuito de mostrar as opções de graduação ofertadas. A atividade no Câmpus de Irati foi realizada em dois turnos: na noite de quarta (27) e na manhã de quinta-feira (28), recebendo estudantes de 15 colégios das cidades de Irati, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

Estudantes de escolas da região conheceram laboratórios e outros espaços usados nas aulas de graduação da Unicentro (Foto: Coorc)
Durante a visita, o estudante Luis Otávio Klemba, do 3º ano do Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira, ficou maravilhado com o Serviço-Escola de Psicologia, destacando a Brinquedoteca como a parte que mais chamou sua atenção. “Eu tenho afinidade com crianças e também tenho interesse na área clínica. Eu vejo que esse curso é muito voltado para o cuidado e por isso eu me interessei por ele”, conta Luis. “Eu ainda não fiz a inscrição no vestibular, mas pretendo fazer porque eu me vejo fazendo Psicologia”, completa o estudante de Irati, decidido.
Uma das pessoas que guiou a visita do Luis Otávio e dos seus colegas pela Unicentro foi a Bruna Baia, caloura de Psicologia. “Teve alguns casos de alunos perguntando muito animados, porque querem, de fato, fazer o curso. Então, a gente fica muito feliz de poder trazer esse lado para eles”, relata Bruna. “Ano passado éramos nós que estávamos no 3º ano do ensino médio se preocupando com Vestibular e Enem. Agora, a gente está do outro lado, e é muito gratificante poder trazer um olhar de quem já passou por isso para os alunos”, adiciona a acadêmica.
Ao percorrer os diferentes espaços da unidade universitária, os estudantes puderam conversar com docentes, acadêmicos e servidores da Unicentro sobre os cursos, além das atividades de extensão e de pesquisa oportunizadas na instituição.
A professora Mariléia Gartner, do Departamento de Letras, reforça o protagonismo discente nas apresentações durante o Walking Tour. “Nós contamos com a participação dos nossos estudantes, que fizeram toda a organização dos corredores, das salas, com muita literatura e muita linguística, trazendo um pouquinho da essência dos nossos cursos de Letras Português, Inglês, Libras e Espanhol”, descreve a docente.

Acadêmicas e acadêmicos da Unicentro protagonizaram as exposições sobre os cursos, ao lado de professores e servidores da instituição (Foto: Coorc)
“Houve um alinhamento e uma integração entre todos os setores da universidade em prol desse evento”, ressalta o diretor Ronaldo. “A gente tem que agradecer e parabenizar os servidores e professores que compraram essa ideia”, reforça o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas.
Para Priscila Sidoski, estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Guaraúna, em Teixeira Soares, a experiência de caminhar pela universidade a aproxima de realizar o sonho de cursar uma graduação. “Nós, alunos da escola do campo, na maioria das vezes não temos o conhecimento de como é a estrutura de uma faculdade e essas visitas em cada bloco, em cada setor, são o que ajuda o aluno a decidir o que realmente quer cursar”, pontua a aluna.
O Walking Tour no Câmpus de Irati também foi um momento de reencontros. Egresso da Unicentro, Wellington Rodrigues acompanhou as turmas do Colégio Estadual Cívico-Militar Dr. Afonso Alves de Camargo, de Rio Azul. “Eu me formei em Administração aqui e a Unicentro, como todo mundo sabe, é uma universidade pública e de qualidade”, sublinha o professor.
O vice-reitor Ademir caminhou junto com os alunos pelo câmpus. Ele salienta que a universidade está sempre de portas abertas para acolher a comunidade, especialmente para aqueles que querem ingressar na instituição.
“A Unicentro é uma universidade pública, é uma universidade do povo do Paraná, e o Walking Tour tem um pouco dessa característica também: de contar para os jovens, para os nossos futuros estudantes, que a universidade é deles, que eles têm que aproveitar todas as oportunidades que um curso superior oferece”, convida o vice-reitor.
Por Amanda Pieta









