
Unicentro e Seti oficializam carta de intenções para construção do Instituto de Medicina de Precisão do Paraná
Na manhã desta sexta-feira (22), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) celebrou a assinatura de uma carta de intenções com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) que marca um passo histórico para a instituição e para o Paraná, com a execução do projeto do Instituto de Medicina de Precisão do Paraná (Impar). A iniciativa prevê a construção do instituto no Câmpus Cedeteg, em Guarapuava, com o início das obras ainda neste ano.
O investimento previsto para a obra é de R$10,1 milhões, oriundos do Fundo Paraná, recurso que viabilizará a construção de uma estrutura moderna, com três pavimentos e área total de 1.680 m². O espaço será totalmente equipado para atender às demandas da comunidade acadêmica, científica e da população em geral, oferecendo serviços de ponta e tecnologia de última geração.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o Impar será o primeiro espaço construído com essas características em todo o Brasil, consolidando a Unicentro como referência nacional no setor. “Guarapuava se tornou um centro do Genoma SUS, a partir do Genomas Paraná, se tornou um polo de referência de medicina de precisão. Viver este dia, em que autorizamos a construção do centro de medicina de precisão, é um momento de muita alegria”, destacou.
O Impar contará com recepção, brinquedoteca, auditório, consultórios, salas de coleta, ambientes para pesquisa e estudo, laboratórios de análises clínicas, almoxarifado, área para cultivo celular, sequenciamento genético, equipamento Hamilton – utilizado para manipulação e preparo de amostras com alta precisão –, além de espaços para extração de amostras animais, ambientais e humanas. O prédio também terá salas de reuniões e diretoria, compondo uma estrutura completa e multifuncional.
O coordenador técnico-administrativo do Impar e professor do Departamento de Medicina da Unicentro, David Livingstone Alves Figueiredo, explica que o objetivo do Instituto é colocar o Paraná como referência da medicina de precisão, uma área estratégica que integra pesquisa científica, inovação e atendimento de saúde especializado. “A proposta é trazer a população de Guarapuava e região, assim como de todo o Paraná, para o diagnóstico de precisão, terapias de precisão e mais do que isso, formar novos alunos, não só de medicina, mas também das áreas da saúde como um todo, da biologia, da física e da química, nessa perspectiva de personalização terapêutica, tratando o paciente na sua singularidade”.
Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, esse momento é marcante para a história da universidade, uma conquista não apenas da comunidade acadêmica, como também de toda a população paranaense. “A partir de agora, vamos projetar, licitar e construir nosso Instituto de Medicina de Precisão do Paraná, onde vamos colocar em prática muitas pesquisas voltadas à temática do sistema genômico, para que nossa população possa se beneficiar dessa inovação”, celebrou.
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro
Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero



