
Unicentro leva estande e destaca inovação e integração entre cursos no Inovação Agro 2025
Fomentar novas tecnologias, incentivar o empreendedorismo e fortalecer o desenvolvimento dos produtores rurais da região. É com esse espírito que a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) participa do Inovação Agro 2025, evento promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava.
Realizado nos dias 20 e 21 de agosto no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, a universidade conta com um estande institucional, para apresentar os cursos de Agronomia e Big Data no Agronegócio, além do projeto Escolha Certo, Escolha Unicentro. A participação conta com a presença de professores e alunos para reforçar o pilar da conexão entre universidade, setor produtivo e comunidade.
Um dos destaques da programação foi a palestra do professor João Ronaldo de Freitas, do Departamento de Agronomia. Em sua fala, ele abordou o monitoramento de dados aplicado ao manejo de pragas e doenças. Segundo o docente, a proposta foi mostrar como o uso da informação contribui para a sustentabilidade. “Estamos falando de manejo sustentável, ou seja, reduzir o número de aplicações, diminuir a exposição do produtor a produtos químicos e evitar a contaminação ambiental. Essa forma de manejar tem impacto positivo na economia, no meio ambiente e na saúde do trabalhador rural”, ressaltou.
Para o professor Vitor Hugo Outeiro, que atua tanto na Agronomia quanto no Big Data no Agronegócio, a presença da Unicentro num evento como o Inovação Agro tem papel estratégico na formação dos acadêmicos. “O agro está em constante transformação tecnológica. Quem não acompanhar, vai ficar para trás. O curso de Big Data, por exemplo, trabalha justamente com a interpretação de grandes quantidades de dados para auxiliar no manejo das lavouras. E o Inovação Agro é o espaço ideal para promover esse diálogo entre áreas e também entre estudantes, empresas e produtores”, explicou.
O estande da Unicentro está com atrações interativas, como um simulador de máquinas agrícolas, equipamentos utilizados nas aulas práticas, demonstrações de análises de solo e experimentos de fitopatologia. Para a acadêmica de Agronomia, Tulyana Grando, esse tipo de vivência amplia o aprendizado adquirido em sala de aula. “É muito bom poder compartilhar o que estamos estudando. Quando alguém sai daqui com um pouco da nossa bagagem, vemos que o que aprendemos faz sentido. Além disso, também temos contato com outras experiências dentro da área”, avaliou.
Já o estudante de Big Data no Agronegócio, Vicente Felipe destacou a integração entre universidade e mercado. “A gente vê aqui que as coisas realmente se conversam. Muitas empresas falam sobre o grande volume de dados e a falta de profissionais para interpretar essas informações. Isso reforça que estamos no caminho certo”. Pelo segundo ano consecutivo, Vicente também participa do Ideathon, uma competição que fomenta a inovação no campo e estimula o protagonismo de jovens estudantes na criação de soluções para desafios reais do setor agropecuário.”Participar do Ideathon é um desafio que ajuda a treinar a pesquisa, a resolução de problemas e o trabalho em equipe”, comentou.
A coordenadora do curso de Big Data, Carolina Paula de Almeida, reforçou que o evento reflete diretamente a proposta da graduação. “O Inovação Agro traz a essência do curso, que é aplicar tecnologia ao campo. Nossas técnicas computacionais podem ser usadas desde a análise de dados gerados por drones até a automação de processos burocráticos. E o mercado já mostra essa demanda. Muitos empresários que visitaram o estande disseram que os nossos alunos não precisam sair de Guarapuava, porque o setor já absorve essa mão de obra aqui mesmo”, destacou.
Egresso da Unicentro leva inovação para o agro e reencontra a universidade
Durante o evento, uma coincidência aproximou ainda mais a universidade do público presente. Andrey Taques, egresso de Sistemas para Internet, que hoje evoluiu para o curso de Ciência da Computação, participou com estande próprio, apresentando as soluções de automação desenvolvidas por sua empresa, a Dam System.
“É gratificante voltar como empreendedor e mostrar que em Guarapuava também se faz inovação. Nossa empresa já realizou mais de 28 projetos em pouco mais de um ano, inclusive fora do Brasil. E tudo começou aqui, na Unicentro” – Andrey Taques, egresso da Unicentro
O evento continua durante toda a quinta-feira (21), e o estande da Unicentro está aberto para receber a população. “Convido todos que estão participando do Inovação Agro a visitar o estande da Unicentro, localizado logo na entrada da área principal de palestras. Estamos apresentando os cursos de Agronomia e Big Data no Agronegócio e será uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a nossa universidade”, finalizou o professor Vitor Hugo Outeiro.
Por Caroline Albertini
- Vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas, durante fala na abertura do evento
- Palestra do professor João Ronaldo de Freitas
- Aluna do curso de Agronomia apresentando experimentos feitos nos laboratórios do curso
- Simulador de máquina agrícola fez sucesso no estande da universidade
- Andrey Taques, egresso da Unicentro, apresenta sua empresa no Inovação Agro
- Quem passar pelo estande da Unicentro vai poder concorrer a prêmios
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.





