
Câmpus Santa Cruz recebe mais de 400 estudantes de ensino médio na edição 2025 do Walking Tour
O Walking Tour 2025, realizado nesta quinta-feira (21), trouxe cerca de 400 estudantes de sete escolas de Guarapuava e região ao Câmpus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O evento, que faz parte do projeto institucional de aproximação entre universidade e escolas, permitiu que os visitantes conhecessem cursos, laboratórios, bibliotecas e espaços de convivência do câmpus.
Para Ana Vitória Soares, estudante do Colégio Estadual Cristo Rei, a visita foi uma oportunidade de conhecer os cursos ofertados pela Unicentro. “É a primeira vez que estou participando. Vi os estandes de Direito, Administração e Licenciatura em Arte, e achei bem chamativo. Até agora tem me ajudado a ter uma noção melhor de como funciona a universidade”, comentou.
Mariane Martins Leal, estudante do Colégio Estadual Professor Francisco Carneiro Martins, conta que já participou de outras atividades na universidade, o que tem ajudado a decidir qual graduação escolher. “A Unicentro possui várias opções e oportunidades. Estou interessada em Ciências Econômicas e o Walking Tour vai me ajudar a decidir qual curso seguir”.
Para Fernando Gonçalves, professor de matemática do Colégio Estadual Professor Francisco Carneiro Martins, o evento é uma importante etapa para que os alunos se aproximem do ambiente universitário. “Dentro da sala de aula parece outro mundo. Aqui, eles se familiarizam com o processo de entrada na universidade e conhecem a estrutura, o que é muito importante”, explicou.
Os acadêmicos da Unicentro também participaram das atividades como monitores. Maria Eduarda de Deus, hoje acadêmica do primeiro ano de Arte, já esteve do outro lado, conhecendo a universidade em uma edição anterior do Walking Tour. “Eu já participei como estudante da escola, mas nunca vim como estudante da faculdade. Essa é uma experiência nova também e ter a chance de mostrar o curso que estou fazendo ajuda a esclarecer dúvidas e incentiva os visitantes a se arriscarem a conhecer novas áreas”, afirmou.
Segundo Roseli Machado, diretora do Câmpus Santa Cruz, o evento, muito importante para a instituição, exige um longo planejamento. “O evento foi preparado durante o último mês com os departamentos pedagógicos. Receber os alunos representa abrir nossas portas para o conhecimento e para a comunidade. Eles conversam com professores, com nossos estudantes e conhecem os cursos”, explicou.
A edição 2025 do Walking Tour trouxe mais de 400 estudantes para o Câmpus Santa Cruz. Além dos estandes dos cursos, os estudantes puderam fazer um tour pelos espaços e estruturas do câmpus. Segundo Roseli, o projeto é uma oportunidade de aproximar os estudantes de ensino médio da universidade. “Existem várias maneiras de nós nos aproximarmos da comunidade. A primeira é saindo daqui para participar e executar projetos de extensão. E uma outra forma é trazermos os alunos aqui nas nossas dependências para que eles também possam sentir na prática o que é o dia a dia na universidade e, principalmente, entender que o ensino superior público gratuito de qualidade não é uma realidade distante”, finalizou.
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.





