
Unicentro recebe manifesto internacional pela educação no clima
Na última segunda-feira (18), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu a carta do Pacto Global de Jovens pelo Clima, iniciativa internacional que busca destacar a educação como elemento central no enfrentamento da crise climática. O documento foi entregue pela professora do Departamento de Ciências Biológicas da Unicentro e coordenadora nacional do Pacto, Adriana Massae Kataoka, acompanhada pelos estudantes Thaila da Silva e Carlos Henrique Ramos Nogueira, do Colégio Estadual Professor Pedro Carli – Paraná Integral.
A carta é um manifesto elaborado pelo coordenador internacional do Pacto Global de Jovens pelo Clima, o pesquisador Alfredo Pena-Vega, em conjunto com jovens, cientistas e educadores, e já foi encaminhada a lideranças como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, chefes de Estado e participantes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP).
Segundo a coordenadora nacional, o objetivo é reforçar que a educação deve ser tratada como eixo central nas negociações climáticas, especialmente a partir da 30ª Conferência, a COP 30, que acontece em novembro deste ano na cidade de Belém, no Pará. “No início, as discussões sobre emergência climática estavam concentradas nas ciências do clima. Hoje, reconhecemos que a dimensão social e educativa é fundamental para alcançar as mudanças necessárias. A educação, em especial a educação ambiental, tem muito a contribuir nesse sentido. E o ‘Jovens pelo Clima’ nasce justamente com esse propósito”, apontou.
Os estudantes envolvidos no projeto compartilham experiências práticas que unem teoria e ação. Thaila destacou algumas delas, desenvolvidas como parte de uma proposta de autossustentabilidade. “Participo há cerca de dois anos e tem sido muito bom. Estou aprendendo coisas novas e colocando em prática o que estudo. No Clube de Ciências, trabalhamos bastante a questão da emergência climática e, a partir disso, desenvolvemos uma composteira automatizada e uma horta escolar”, contou a jovem. A Unicentro coordena hoje 25 Clubes de Ciência e cinco Clubes de Ciência-Maker, que integram o projeto de pesquisa Rede Clube de Ciências. Essas iniciativas mostram como a educação ambiental pode transformar a rotina escolar em um espaço de inovação e conscientização, preparando os jovens para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades.
Durante a entrega do manifesto, o reitor reforçou que a universidade está à frente de diversas iniciativas alinhadas à temática. Ele citou como exemplo a preservação de nascentes como a do Rio das Pedras, responsável pelo abastecimento de Guarapuava. “Graças a esse trabalho, a cidade não precisou enfrentar racionamento de água em períodos de estiagem. A Unicentro tem muitos projetos dos quais nos orgulhamos e também estaremos presentes na COP 30”. Sobre a carta, ele ressaltou a relevância da pauta climática estar presente também nas escolas. “Quando esses estudantes levam o debate para o seu dia a dia, para suas famílias, cria-se um ciclo virtuoso. Essa é a prova de que ciência, educação e engajamento comunitário trazem resultados concretos”, completou.
Por Poliana Kovalyk
