Cetras da Unicentro integra encontro nacional sobre gestão de fauna silvestre em Brasília

Cetras da Unicentro integra encontro nacional sobre gestão de fauna silvestre em Brasília

Entre os dias 13 e 15 de agosto, Brasília sedia o 5º Encontro Nacional de Centros de Triagem, Reabilitação e Destinação de Animais Silvestres (Enacs). O evento reúne profissionais de todo o país que atuam na gestão, reabilitação e destinação de fauna silvestre, com o objetivo de fortalecer a integração e consolidar a Rede Cetas, uma articulação de Centros de Triagem de Animais Silvestres em âmbito nacional.

Rodrigo Martins de Souza, coordenador do Cetras / Unicentro

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está sendo representada pelo professor Rodrigo Martins de Souza, coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) da instituição e docente do Departamento de Medicina Veterinária. A participação marca uma oportunidade de integração do Cetras-Unicentro com unidades congêneres ligadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a órgãos estaduais. O convite foi feito pela Coordenação de Gestão e Monitoramento de Fauna (CGFAU), vinculada à Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBFLO) do Ibama. 

Para Rodrigo, a presença da Unicentro no encontro acontece em um momento importante, pois o Cetras está prestes a assinar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ibama, o que deve ampliar a parceria institucional e o alcance das ações de conservação. “No Paraná não há centros conveniados com o Ibama desde o fechamento do Cetas da PUC-PR. Essa aproximação já faz parte das iniciativas que preparam um convênio entre a universidade e o Ibama, visando fortalecer as atividades de recebimento, identificação, diagnóstico, tratamento, reabilitação e soltura de animais silvestres no Paraná”, explicou Rodrigo.

O 5º Enacs oferece um espaço para debate sobre desafios operacionais e legais, além da atualização técnica e normativa para aqueles que atuam diretamente com a fauna silvestre. Participam do evento representantes de Cetas, Cetras e Cras – Centros de Reabilitação de Animais Silvestres, em níveis estadual, municipal e federal, além de instituições parceiras que desempenham papel ativo na gestão e conservação da fauna brasileira.

 

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário