
Programa Entredocentes da Unicentro comemora 10 anos
O programa Entredocentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) completou 10 anos de existência. Formação continuada e inserção de novos professores no ambiente acadêmico são alguns dos principais objetivos das atividades desenvolvidas pelo projeto. Criado em agosto de 2015, o Entredocentes tem origem na iniciativa dos professores Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, Déia Silveira, Maria Aparecida Knuppel, Maíza Althaus e Marcio Bernardim.
A comemoração dos 10 anos contou com uma palestra ministrada pelo professor Ângelo Cortelazzo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A discussão refletiu sobre o sentido e a identidade da docência universitária, por meio de temas como formação de professores, o trabalho desempenhado pelo docente, aprendizado, ferramentas de aprendizagem e a relação professor-aluno.
A palestra é uma amostra do trabalho desenvolvido pelo programa. Oficinas, lives e encontros presenciais e remotos buscam tratar assuntos pertinentes à prática da docência. Além disso, a iniciativa também participa da execução do projeto Integração, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), que visa inserir novos docentes ao ambiente acadêmico.
O Entredocentes é uma iniciativa voltada tanto para novos professores, como para aqueles que já fazem parte da Unicentro, com foco na excelência do ensino. “O principal objetivo do programa Entredocentes é o acolhimento dos professores, porque com esse acolhimento, nós podemos ajudar com metodologias novas e com atividades que desenvolvem a criatividade. Nós nos ajudamos para construir aulas melhores, metodologias melhores, para que os alunos tenham paixão de vir para a universidade”, explica a coordenadora do Entredocentes, Rita de Cássia Fonseca.
Para a pró-reitora de Ensino, Karina Worm Beckmann, muitas vezes os professores têm dificuldade em executar as atividades que planejaram para a sala de aula. Nesse sentido, o programa é um espaço de orientação e aprendizagem, além de uma rede de apoio mútuo. “O Programa Entredocentes nos traz reflexões importantes que nos trazem crescimento e aprimoramento de práticas, de ações que planejamos enquanto professores e o Entredocentes está ao nosso lado para nos dar orientações, para nos dar dicas, enfim, para nos acolher, para nos inspirar a novas atividades, para nos inspirar a repensar o nosso percurso aqui dentro”, disse.
A diretora do Câmpus Santa Cruz, Roseli de Oliveira Machado, também destacou o caráter de acolhimento e compartilhamento de experiências do programa. “Ele nasce como uma semente, ele cresce, ele se solidifica e, ao longo desses dez anos, eu enxergo como professora e como bacharel, que esse programa se tornou um espaço de acolhimento, muito mais do que de trocas e de ferramentas para didática, ele se torna também um espaço de escuta para nós, professores”.
O objetivo a partir de agora é transformar o Entredocentes em um núcleo de formação e apoio pedagógico para expandir e aprimorar ainda mais as atividades que são ofertadas. “Isso vai trazer mais força para o nosso programa. Nós vamos ter mais possibilidades de trabalhar dentro do grupo Redes (Rede Estadual Docência no Ensino Superior), que é um programa maior que envolve as sete universidades estaduais. E, com isso, nós vamos conseguir recursos frente ao governo do estado para trabalhar com isso nas universidades”, conclui a professora Rita.
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.
Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


