
Professor da Unicentro participa de seminário internacional e articula parcerias acadêmicas na Itália
Entre os dias 14 de julho e 1º de agosto, o professor Marcus Peikriszwili Tartaruga, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), participou do Seminário em Mecânica e Energética da Locomoção Terrestre (Seminars in Mechanics and Energetics of Terrestrial Locomotion), promovido pelo Human Locomotion Laboratory da Universidade de Pavia, na Itália. Além de representar a Unicentro no evento científico, o docente também realizou visitas técnicas a instituições de ensino superior e pesquisa esportiva italianas com o objetivo de consolidar futuras parcerias.
Durante o seminário, Marcus apresentou o estudo intitulado “A relação entre eficiência mecânica e desempenho em corridas de longa distância”, desenvolvido em colaboração entre a Université Côte d’Azur, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Unicentro. A pesquisa investiga a relação entre a Eficiência Mecânica — um fator diretamente associado à técnica de corrida e ao gasto energético — e o desempenho em provas de longa distância (a partir de 10 mil metros).
Segundo Marcus, o estudo tende a reforçar a ideia de que uma boa técnica de corrida resulta em um menor gasto energético. “Consequentemente, com economia de energia, o desempenho físico tende a melhorar em provas de longa distância”, explica.
A passagem pela Itália também contou com uma visita técnica à Universidade de Pavia para avançar as tratativas de um convênio internacional com a Unicentro, com negociações iniciadas em fevereiro deste ano. A proposta é fomentar intercâmbios acadêmicos e científicos envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores das ciências do esporte.
A participação no seminário e as visitas técnicas foram financiadas, em parte, pela Fundação Araucária. A agenda internacional incluiu ainda visitas à Universidade de Milão, à Universidade de Roma e ao Comitê Olímpico Europeu, no Complexo Olímpico de Roma. Para Marcus, as visitas e o seminário foram muito importantes para sua vivência como docente e pesquisador. “Todas as três Universidades italianas visitadas são magníficas do ponto de vista histórico e tecnológico. Basicamente, o que posso afirmar é que se tratam de importantes Universidades, todas elas possuem pesquisadores notáveis ao mundo, como Giulio Natta, único italiano vencedor do Nobel de Química e Alessandro Volta, inventor da bateria”, destaca.
Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Fotos: acervo pessoal
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.




