
Departamento de Direito promove palestra sobre desafios e oportunidades na advocacia criminal
Em comemoração ao Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto, o curso de Direito da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu, nesta terça-feira (12), a palestra “Desafios e Oportunidades da Advocacia Criminal”, ministrada pelo professor e advogado criminalista Dr. Rudy Heitor Rosas. O evento reuniu acadêmicos do curso no miniauditório Prof. Ariel José Pires, no câmpus Santa Cruz, para discutir aspectos técnicos e práticos da atuação na área penal.
O chefe do Departamento de Direito, professor Luiz Vergilio Dalla Rosa, destacou que a atividade faz parte de uma tradição do curso, que busca aproximar os estudantes de autoridades e profissionais do campo jurídico. “Desde o início, temos priorizado, especialmente na semana do Dia do Advogado, abordar áreas relevantes para a advocacia. Este ano, o foco foi a advocacia criminal, que desperta muito interesse entre os alunos, não apenas pelo aspecto técnico, mas também pela carga humana e social dos casos”, afirmou.

Estudantes puderam conhecer desafios e oportunidades da área criminal
Segundo o professor, trazer especialistas permite que os acadêmicos compreendam como funciona o trabalho no dia a dia. “Queremos transformar aquela imagem inicial que o aluno tem da profissão, mostrando como é a prática real, desde a defesa do cliente até a produção e o controle de provas, reconstituindo fatos de forma processual”, explicou. Ele também lembrou que o curso oferece outras experiências práticas, como júris simulados e a atuação no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), onde os estudantes, a partir do quarto ano, desenvolvem atividades que aproximam a teoria da prática profissional. “Com essa atuação, os estudantes são encaminhados para a atuação concreta, com elementos e produção de peças, de petições, de requerimentos e contestações”, complementa.
O palestrante, Dr. Rudy Heitor Rosas, que atua na área criminal desde 2009 e é coordenador do Grupo de Estudos Contemporâneos em Execução Penal do Centro Universitário Campo Real, apresentou aos alunos os principais desafios e oportunidades do setor. Ele destacou que questões como o uso de tecnologia, as novas posturas dos tribunais e as limitações de propaganda impostas pela OAB impactam diretamente a atuação dos advogados.
Entre as oportunidades, o professor citou a especialização em atuação nos tribunais superiores, o crescimento do direito penal empresarial e o uso estratégico de ferramentas como a inteligência artificial. “Quem souber encontrar seu próprio caminho e se fortalecer vai ter mercado e poderá ajudar muitas pessoas, que é a parte mais importante da advocacia criminal”, ressaltou.
Dr. Rosas também enfatizou que, além do domínio técnico, o sucesso na profissão exige habilidades humanas. “No Direito Penal, muitas vezes o cliente é alguém encarcerado, com quem o contato é limitado. Por isso, saber se comunicar, atender com atenção e adaptar a linguagem são diferenciais que fidelizam e fortalecem a relação com o cliente”, concluiu.
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.