
Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino da Unicentro forma mais 465 mulheres
A Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (Ceef) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) concluiu sua formação em mais três municípios paranaenses. Na última semana, mulheres de Imbituva, São Mateus do Sul e Rebouças receberam seus certificados em solenidades distintas.

Formação teve a participação de 208 mulheres em São Mateus do Sul, 196 em Rebouças e 61 em Imbituva (Foto: Coorc).
Resultado de uma parceria entre a Unicentro e as secretarias de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Cátedra busca fortalecer a autonomia financeira e a autoestima das participantes. O curso conta com 20 horas de formação e já foi ofertado em 24 cidades. Até o momento, 15 delas já tiveram a cerimônia de conclusão.
“Esse é um momento de celebração. É fundamental porque elas se reúnem e começam a pensar na continuidade das ideias que tiveram durante o curso. Nossa intenção é que elas possam multiplicar o que aprenderam aqui”, salienta a coordenadora geral da Ceef Unicentro, Loide Salache.
Para a costureira Sirlene Ferreira, de Imbituva, o curso reacendeu um desejo antigo. “Meu sonho é ter o meu próprio negócio, que vai ser uma loja de roupas. Estou muito grata por conseguir o certificado e por conhecer tantas mulheres aqui. Com fé em Deus, meu sonho não vai morrer”, enfatiza a participante.
Para a cabeleireira Priscila Silveira Cruz, o plano de ter o seu próprio empreendimento já estava mais próximo. Neste mês, ela inaugura um salão de beleza em São Mateus do Sul. “Eu sou cabelereira e manicure desde os 14 anos. Trabalhava no salão da minha mãe e, quando ela faleceu em 2020, eu me fechei para o mundo. No curso eu vi como é importante fazer o que você gosta e o quanto eu sou forte. Agora vou realizar o meu sonho e o dela”, compartilha.
Professora responsável pela formação em Imbituva, Lucicleia Krik Atamanczuk conta que um dos objetivos é justamente ajudá-las a criar uma rede de contatos que fortaleça os projetos de cada uma. “A gente fala sobre como empreender, como começar um negócio, mas também trabalha a questão do empoderamento da mulher. Em Imbituva, apesar de ser uma cidade pequena, muitas não se conheciam e ali elas foram conversando, falando sobre o que cada uma vende ou faz”, comenta.
“Nós podemos ver quantos sonhos, quantos projetos estavam guardados e que, depois dessa formação, elas viram que é possível tirar do papel. É uma formação que trouxe esperança e ajudou cada mulher a reconhecer o que tem de melhor dentro de si”, complementa Fernanda Sardanha, prefeita de São Mateus do Sul.
Todas as fotos estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro
Por Paula Claro
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.



