Semana da Saúde Integral une fé, ciência e cuidado com a vida em Guarapuava

Semana da Saúde Integral une fé, ciência e cuidado com a vida em Guarapuava

Entre os dias 4 e 7 de agosto, a Paróquia Bom Jesus de Guarapuava foi palco da Semana da Saúde Integral, evento idealizado por membros da igreja, como parte da programação da Festa do Padroeiro. Inspirada pela Campanha da Fraternidade 2025, que trouxe como tema “Fraternidade e Ecologia Integral: cuidando do planeta, cuidamos uns dos outros”, a iniciativa teve como principal objetivo integrar os cuidados com a saúde humana, ambiental e animal, reforçando o compromisso com a vida em todas as suas dimensões.

O evento contou com a parceria dos departamentos de Enfermagem e Medicina Veterinária da Unicentro, promovendo ações que uniram saúde e cidadania. Durante as tardes dos dias 4 a 6 de agosto, acadêmicos e professores de Enfermagem estiveram presentes realizando aferição de pressão arterial e glicemia da comunidade local, contribuindo com orientações sobre prevenção e promoção da saúde.

A professora Jéssyca Slompo, do Departamento de Enfermagem, explica que a integração entre os estudantes e a comunidade é fundamental para fortalecer uma formação em saúde que vá além da teoria e da técnica, valorizando a humanização, o acolhimento e a essência da Saúde Coletiva. “Uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em cenários reais, desenvolvendo habilidades práticas e sensibilidade social. Para a população, representa acesso à informação, prevenção e cuidado. Em eventos como este, todos aprendem e se fortalecem — especialmente quando o objetivo principal é inspirado por valores como respeito, solidariedade e o bem comum”, disse a docente. 

No dia 7, os residentes em Saúde Única de medicina veterinária estiveram com a população no período da tarde. Neste dia em especial foi realizada uma bênção aos animais domésticos e, aproveitando o momento, a equipe de veterinária entregou aos tutores, materiais informativos sobre vacinação, doenças que acometem os animais e posse responsável.

A médica veterinária residente, Victoria Pedroso, explica que estar diretamente em contato com a população nesses eventos é muito importante para preservar a saúde e o bem-estar dos animais. “Nesse contato tiramos dúvidas e orientamos sobre posse responsável, o risco de zoonoses e também sobre os agravos de manter seus animais na rua, correndo o risco de brigarem entre si e atacarem pessoas, de causar acidentes de trânsito e disseminarem doenças”, complementou.

 

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário