Livro “Alfabetização e Letramento: Políticas, Teorias e Práticas” é lançado no Câmpus de Irati

Livro “Alfabetização e Letramento: Políticas, Teorias e Práticas” é lançado no Câmpus de Irati

Contribuir para uma discussão complexa e fundamental para a educação básica. Esse é um dos objetivos do livro Alfabetização e Letramento: Políticas, Teorias e Práticas, lançado na última terça-feira (05) no Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O evento no Auditório Denise Stoklos teve como destaque a palestra do professor Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), referência na área e autor do prefácio da obra. A noite também foi marcada pelo 1° Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Alfabetização.

Organizada por Andréa de Paula Pires e Marta Rosani Tara Vaz, a publicação congrega 13 pesquisas relacionadas à XIV Semana de Estudos de Pedagogia da Unicentro (Seped), promovida em 2024 nas unidades universitárias de Irati e Prudentópolis. “As produções científicas trazem tanto uma discussão teórica como também práticas pedagógicas. Tratam ainda da questão das políticas públicas de alfabetização, tanto em seu contexto histórico quanto na atualidade”, comenta a professora Andréa de Paula Pires.

Encontro do Pibid de Alfabetização reuniu acadêmicos e docentes do projeto. (Foto: Coorc)

“Esse é um debate que sempre está em voga na educação no Brasil porque a alfabetização é uma condição para todo o processo de escolarização de crianças, jovens e adultos”, pontua a professora Marta Rosani Tara Vaz. A docente lembra ainda que, assim como foi na Seped do último ano, a obra serve como uma homenagem ao legado da educadora Magda Soares, referência essencial sobre alfabetização e letramento no Brasil.

Conferencista da noite, o professor Jefferson Mainardes reforçou a necessidade de que a alfabetização seja uma política pública prioritária. “Muitas redes de ensino têm professores e professoras com dificuldades em alfabetizar as crianças, mas não há assim um projeto. É preciso ter um projeto específico para lidar com essa problemática”, argumenta.

Para o professor, além da carência de políticas públicas, há um desafio que começa na universidade. Segundo ele, a formação dos futuros alfabetizadores se dá em grande parte nos cursos de Pedagogia, nos quais a carga horária sobre o tema muitas vezes não é suficiente para dar conta da complexidade da tarefa. O docente sustenta que os acadêmicos precisam ter um contato maior com a realidade escolar.

“As pesquisas mostram que os formandos saem do curso de Pedagogia e não se sentem seguros para alfabetizar. Então eles precisam ir para a escola para que eles possam usar o conhecimento que já tem e aprender na prática”, enfatiza Jefferson. 

A programação da noite contou ainda com apresentação musical do trio Triphonia – Violinos que Unem o Erudito e o Popular (Foto: Coorc)

Uma das iniciativas que buscam permitir justamente uma maior inserção dos estudantes nesse ambiente é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na edição 2024-2026 do projeto, o Departamento de Pedagogia do Câmpus de Irati (Deped/I) conta com 48 alunos bolsistas (32 em Irati e 16 em Prudentópolis), que sob a supervisão de seis professoras e a coordenação de outras duas, atuam diretamente em seis escolas da rede pública das duas cidades.  

Chefe do Deped/I e uma das coordenadoras do subprojeto de Alfabetização do Pibid na Unicentro, a professora Angela Corso afirma que o programa dá aos alunos a chance de vivenciar a escola logo nos anos iniciais, acompanhando o trabalho de professores mais experientes e relacionando teoria e prática.

“Nesse momento há um olhar da política nacional para incentivar a formação de professores alfabetizadores. Então essa também é uma oportunidade de trabalhar de forma conjunta para entender que a formação inicial do professor não é só uma responsabilidade da universidade ou do próprio aluno, mas uma responsabilidade conjunta que inclui também a escola”, afirma Angela. 

Livro está disponível gratuitamente

A versão digital de Alfabetização e Letramento: Políticas, Teorias e Práticas pode ser baixada de graça no site da Pedro & João Editores.

As fotos do evento estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro

Por Wyllian Correa


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário