
Unicentro promove palestra sobre saúde mental e trabalho
A Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro), por meio da Pró-Reitoria de Apoio ao Estudante (Proae), realizou na tarde desta quinta-feira (31) uma palestra com o tema “Saúde Mental e Bem-estar no Trabalho” para agentes universitários e docentes.
A palestra foi conduzida pelo professor Nelson Ari Canabarro de Oliveira, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e pelo comandante do 16° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jakson Aquiles Busnello, que abordaram tópicos como qualidade de vida no trabalho e liderança.
Como explicam os palestrantes, o bom desempenho e a produtividade laboral estão intimamente ligados a um bom ambiente de trabalho, assim como às relações interpessoais. Além desses fatores, a capacidade de manter vida pessoal e profissional separadas também é uma maneira de impedir o esgotamento mental, que frequentemente está por trás do desenvolvimento da síndrome de Burnout.
Tratar sobre esse assunto é um meio de levar agentes universitários e docentes a refletir sobre a qualidade de vida no trabalho, suas motivações e, consequentemente, seu desempenho, bem como as relações com colegas, como comenta uma das espectadoras da palestra, Rafaela de Campos. “É muito bom a gente aprender sobre isso. Eu acho super importante falar sobre a questão psicológica no ambiente do trabalho, como agir, como se portar, principalmente quando você é um gestor, um administrador. Eu gostei da palestra”.
A comunicação, o respeito e a relação intrapessoal foram outros pontos levantados como importantes fatores para um ambiente de trabalho saudável e pleno. “Principalmente nós, que somos trabalhadores, temos que aprender a conviver em equipe. Então, por esse motivo, foi muito importante essa palestra”, afirma a agente universitária Paula Silvério.
O evento faz parte da programação institucional de formação profissional e acadêmica da Unicentro. No período da manhã, outra conversa foi realizada com a professora Rosana de Castro Casagrande, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que suscitou reflexões sobre inclusão no Ensino Superior.
Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Giovani Ciquelero