Abertas as inscrições para Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov

Abertas as inscrições para Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsistas para o curso de Especialização e Residência Técnica (Restec) em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre). Ao todo, estão sendo ofertadas até 251 vagas, distribuídas em diversas áreas e instituições do Paraná. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Sistema de Gestão de Eventos da Unicentro, até o dia 3 de agosto.

Os programas de Restec são coordenados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as universidades estaduais. O objetivo é capacitar gestores para liderar processos de inovação e transformação digital no Estado.

O curso de Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov será realizado na modalidade de Educação a Distância (EaD) entre 2025 e 2027, com carga horária total de 560 horas, mais a elaboração de um Produto Final de Curso (PFC). A formação é vinculada ao Núcleo de Pós-Graduação Lato Sensu da Unicentro, sendo executado em conjunto com a Coordenação do Curso, do Núcleo de Educação a Distância (Nead/Unicentro) e a Universidade Virtual do Paraná (UVPR). Já a carga horária das atividades práticas da residência técnica será de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira.

Além de acesso gratuito ao curso de especialização lato sensu, os alunos receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 3.040,00 e auxílio-transporte de R$ 264 durante os 24 meses de duração do programa.

Para participar, é necessário ter concluído graduação em área compatível com a vaga escolhida, no máximo há 36 meses, e não estar recebendo outra bolsa custeada por recursos do Estado. A seleção dos candidatos será realizada por meio de uma prova online, a ser aplicada no dia 22 de agosto. Conforme o edital, as atividades estão previstas para começar em meados de outubro.

Pós-graduação e oportunidades profissionais – Nesta edição, o edital da Restec Integre oferece vagas para profissionais com até três anos de formação em 31 áreas. Ofertado pela Unicentro, o Curso de Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov inclui disciplinas alinhadas ao setor público, como governança digital, inteligência artificial, análise de dados e gestão de projetos inovadores. A carga horária do conteúdo teórico será de 560 horas.

A Restec Integre conta com vagas disponíveis para 15 instituições do Poder Executivo Estadual em 13 cidades, incluindo oito secretarias, quatro autarquias, uma empresa pública, uma fundação e um órgão de regime especial. No ato da inscrição, os candidatos precisam escolher as respectivas cidades e instituições em que pretendem desenvolver as atividades práticas de forma presencial.

Para o coordenador da Restec Integre, professor Marcio Fernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o programa representa um marco na modernização da gestão pública paranaense. “Esta iniciativa consolida o compromisso do Estado em formar profissionais qualificados para impulsionar a transformação digital no serviço público, capacitando novos talentos para os desafios da administração pública e fortalecendo a inovação como um pilar estratégico do desenvolvimento institucional”, afirma.

|

Por Poliana Kovalyk, com informações da Fundação Araucária

 

Deixe um comentário