Especialista em autismo ministra atividades formativas na Unicentro

Especialista em autismo ministra atividades formativas na Unicentro

Na última quinta-feira (17), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu o professor e psicopedagogo Celso Cavalheiro, especialista em autismo e transtornos comportamentais infantojuvenis, para ministrar um minicurso e uma palestra voltados à temática da educação especial. Celso é autor de vários livros sobre o tema e doou exemplares para as Bibliotecas da Unicentro.

As atividades integram o projeto de extensão “As interfaces da formação e atuação do pedagogo: contribuição e desafio”, desenvolvido pelos estudantes das duas turmas do quarto ano de Pedagogia da Unicentro, no âmbito da disciplina de Educação Especial. O evento contou ainda com o apoio dos programas de pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN), Educação (PPGE) e Ciência Farmacêuticas (PPGCF).

O coordenador do PPGEN, Márcio André Martins, explica que é fundamental que os programas de pós-graduação que tem como foco o ensino estejam sempre se atualizando. “Nós do PPGEN buscamos contemplar temáticas transversais, como a educação especial, educação ambiental e outros temas. Então, nesse sentido, essa temática sobre o autismo, vem com uma relevância muito importante, traz diálogo com as licenciaturas de modo geral e agora, nesse caso, com a pedagogia”. 

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, destacou que as universidades devem estar preparadas para atender, da melhor forma possível, as demandas que vem com o TEA (Transtorno do Espectro Autista), seja na formação dos futuros professores, como na forma com que recebem e acolhem pessoas com autismo. “Nós temos que conhecer e dialogar com o assunto, porque, afinal de contas, há pouco tempo que é difundido, discutido, comentado e explicado. Hoje, a presença do professor Celso é fundamental — é um pesquisador, um estudioso da área, que vem trazer o seu conhecimento, traz alguns livros para doar para a nossa biblioteca e parabenizar os organizadores por este evento”.

Com o tema “Terapia ABA aplicada ao comportamento infantil”, o minicurso foi realizado no auditório do PPGEN, no Câmpus Cedeteg. Voltado a estudantes e profissionais da educação, o momento proporcionou uma imersão prática e teórica na abordagem ABA (Análise do Comportamento Aplicada), destacando estratégias eficazes para o manejo comportamental de crianças com TEA.

Para o professor Celso, o minicurso foi uma oportunidade de troca entre as suas experiências e dos acadêmicos de pedagogia, abrangendo uma perspectiva maior da área. “A pedagogia hoje é muito ampla. Ela serve para gestão, para educação infantil, para governança, para órgãos públicos. É uma gama enorme de possibilidades. Então, a gente traz uma contribuição para os acadêmicos da Unicentro, focando no TEA, voltada para esse olhar de até onde vai a pedagogia e o que eu, enquanto profissional, posso sonhar na minha carreira”, disse.

Já a palestra, realizada no auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz, teve como tema “Identificação dos sinais do autismo na primeira infância”. Durante o encontro, Celso Cavalheiro apresentou os principais marcos de desenvolvimento que auxiliam na detecção precoce do TEA, ressaltando a importância da capacitação dos profissionais da educação para uma atuação sensível e eficaz.

A professora Carla Blum, docente do Departamento de Pedagogia, explica que é muito importante para os acadêmicos se aprofundarem cada vez mais nessa temática, pois o professor é quem passará mais tempo com a criança em sala de aula, dessa forma, saber identificar sinais de TEA e outras neurodivergências é fundamental para o desenvolvimento desse indivíduo. “Os acadêmicos estão vendo aqui a questão teórica e a prática. O professor Celso trouxe didáticas e falas enriquecedoras, aumentando a possibilidade dos nossos alunos terem mais conhecimento para atuar e também prestar algumas assessorias pedagógicas a essas crianças”, afirmou Carla.

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero



Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário