
Projeto da Unicentro oferece novo olhar para o tratamento da dor crônica na atenção básica
A dor crônica é uma realidade que atinge milhões de brasileiros e compromete significativamente a qualidade de vida, especialmente quando há pouco acesso a informações e cuidados adequados. Para transformar esse cenário, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desenvolve, desde 2022, o Programa EducaDor, voltado à população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa tem como foco a educação em saúde e o autogerenciamento da dor crônica, oferecendo aos participantes um espaço de escuta, acolhimento e aprendizado. Os encontros abordam desde a neurofisiologia da dor até estratégias práticas de enfrentamento, como exercícios, práticas de respiração, meditação, higiene do sono, dentre outras mudanças de hábitos que contribuem para o controle da dor.
De forma didática e acessível, profissionais e estudantes da área da saúde explicam como o cérebro interpreta a dor, os fatores que podem agravá-la — como estresse, sedentarismo e pensamentos negativos — e o papel ativo que cada pessoa pode desempenhar no seu cuidado. Mais do que informar, o programa se propõe a ouvir histórias e acolher vivências, reconhecendo que a dor que se sente, não é apenas física: ela também afeta o emocional, o social e o cotidiano de quem convive com dor.
Entre os participantes está Gelsina Fabrício Ferreira, de 56 anos, agricultora. “Há mais de 30 anos que sofro com dor crônica, por causa da fibromialgia e de uma lesão na coluna. A dor não vem e vai, ela fica direto. De dia e de noite dói. Isso me impede de fazer limpeza, andar muito, trabalhar no sítio… Até ordenhar a vaca já está se tornando difícil”, conta. Gelsina conheceu o programa por meio de uma profissional da saúde e, desde então, tem aprendido novas formas de lidar com seu quadro. “Hoje estou mais informada. A mensagem que deixo é: paciência e muita fé, porque é difícil”.
O EducaDor vai além de repassar conteúdos técnicos. Ele promove um encontro real entre saber científico e experiência vivida. Para Vitória Krause, estudante de Fisioterapia e integrante da equipe do projeto, o envolvimento tem sido também uma experiência de formação humana. “Fazer parte do EducaDor me ensina todos os dias que, como profissional de saúde, é necessário acolher com empatia e cuidar com humanidade, diante da história e da realidade de cada indivíduo. É gratificante ouvir os relatos dos pacientes, ressignificando sua dor e melhorando sua qualidade de vida”, afirma.
Coordenado pela professora Marina Pegoraro Baroni, o projeto de extensão foi integrado à agenda eletrônica da Atenção Primária à Saúde de Guarapuava, permitindo que os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) encaminhem diretamente usuários com dor crônica para participar do programa. O acompanhamento ocorre ao longo de 10 semanas, com encontros online que podem ser realizados de forma síncrona (ao vivo) ou assíncrona, por meio de vídeos, videochamadas e um e-book interativo, em grupos de WhatsApp. Além disso, o programa está atualmente desenvolvendo um aplicativo e site próprio, ampliando o acesso ao conteúdo educativo.
Parcerias fortalecem o alcance
O sucesso do EducaDor também é resultado de parcerias interinstitucionais, nacionais e internacionais, que garantem apoio técnico, metodológico e financeiro. Entre os parceiros estão a Prefeitura de Guarapuava, a Secretaria de Saúde de Guarapuava, o Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Araucária, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), o Programa de Pesquisa para o SUS: Saúde compartilhada (PPSUS), Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do IFRJ e The 2023 IASP Developing Countries Grant.

Por Lucas Scotini, bolsista do projeto
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.