Professores da Unicentro conquistam Prêmio Intercom de Comunicação para Transformação Social

Professores da Unicentro conquistam Prêmio Intercom de Comunicação para Transformação Social

Três docentes do Departamento de Comunicação Social (Decs) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foram condecorados com o prêmio Intercom de Comunicação para Transformação Social. A premiação fez parte do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul, realizado de 3 a 5 de julho, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. A premiação é um reconhecimento para trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que tenham impacto social.

Na modalidade Extensão, o grande vencedor foi o projeto “Florescer: ações educomunicativas à prevenção da violência contra a mulher”, coordenado pela professora Ariane Carla Pereira. Desenvolvido desde 2018, o Florescer realiza atividades para crianças da rede municipal de ensino sobre equidade e violência de gênero. Ao final do projeto, elas demonstram tudo o que aprenderam com o Florescer por meio de uma produção audiovisual, que é exibida posteriormente no cinema da Unicentro. O projeto contribui com a construção de um futuro mais equitativo para o município de Guarapuava por meio da educomunicação.

Para a coordenadora da ação extensionista, a honraria significa que a importância do projeto está sendo reconhecida. Além disso, a premiação é o resultado da efetividade das atividades no combate à violência contra a mulher. “A jornada de extensão é configurada como um relato das atividades que são realizadas de forma extensionista e de que maneira essas ações impactam efetivamente na vida, no dia a dia das comunidades em que as universidades e os projetos estão inseridos. O prêmio para a gente tem esse valor, o valor de que a gente efetivamente está fazendo a diferença na vida das pessoas e que uma instituição científica, que é a maior da área da comunicação do país, avalia o nosso trabalho como efetivo e como transformador”, disse Ariane.

Já na modalidade Ensino, os professores Renata Caleffi e Lucas Pullin conquistaram o prêmio com o artigo “Prática extensionista em Publicidade e Propaganda: estímulo ao protagonismo discente”. Nele, os docentes compartilharam as experiências da disciplina de Teoria e Prática Extensionista em Publicidade e Propaganda, desenvolvida com a turma do segundo ano, em 2024. “Foi a primeira vez que a disciplina extensionista fez parte da grade e foi uma grata surpresa o resultado de tudo. Dessa aula tivemos cinco projetos incríveis, alguns deles finalistas do Expocom. Ficamos muito felizes em sermos premiados”, compartilha a professora Renata.

A extensão é um dos dos pilares que sustenta a universidade e faz com que os estudantes alinhem teoria e prática, voltando sua atenção para necessidades da sociedade. Para Renata, é uma maneira do ensino superior devolver para a comunidade externa o investimento e apoio recebidos. “Realmente sabemos que a disciplina foi positiva porque os alunos entenderam a extensão e abraçaram seus projetos de corpo e alma. E é esse protagonismo deles que enfatizamos no artigo, pois esse é o papel da extensão também”, finaliza.

 

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Giovani Ciquelero

Fotos: Unochapecó | Intercom Sul 2025


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário