Departamento de Comunicação Social conquista 12 prêmios no Expocom Sul 2025

Departamento de Comunicação Social conquista 12 prêmios no Expocom Sul 2025

Os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Departamento de Comunicação Social (Decs) voltaram para casa com 12 prêmios do Expocom Sul 2025. A premiação é promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e foi realizada no último sábado (5) na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. 

Ao todo, 38 trabalhos da Unicentro foram finalistas e destes, 12 foram condecorados. A soma de primeiros lugares tornou a universidade a segunda mais premiada no congresso. Agora, os alunos irão representar a Região Sul na etapa nacional do prêmio, na qual irão competir com as outras quatro regiões do país. O evento será realizado no mês de setembro em Vitória, no Espírito Santo.

João Vitor de Sá Teles é aluno do terceiro ano de Publicidade e Propaganda e foi um dos vencedores. Ele ficou em primeiro lugar na modalidade “Empreendedorismo em Comunicação”, com o trabalho “Vozes da Lembrança”. Orientado pelos professores Renata Caleffi e Lucas Pullin, o trabalho foi desenvolvido na disciplina de práticas extensionistas junto com as estudantes Beatriz Barbosa e Mariana Falçareli.

Maria Vittória foi premiada na modalidade “Produção em Jornalismo para Mídias Sociais”

O projeto teve como tema a doença de Alzheimer e consistiu na produção de um documentário seguido de um evento cultural para divulgá-lo e arrecadar fundos para a Associação de Estudos, Pesquisas e Auxílio às Pessoas com Alzheimer (Aepapa). “Eu digo que foi uma das minhas melhores experiências na graduação. Nós pensamos primeiramente em criar a série documental, que foi dividida em dois episódios. O primeiro com os funcionários da Aepapa, dando seus relatos de como é trabalhar lá, como é lidar com essa doença todos os dias. E o segundo foi com os idosos atendidos pela Aepapa e com seus familiares e cuidadores, para contarem um pouco da história deles e como foi a descoberta da doença do Alzheimer. Foi um trabalho muito sensível e muito importante de fazer”, explica João Vitor.

A qualidade e sensibilidade do trabalho resultaram no prêmio que já era um sonho desde o início do curso, já que a presença da Unicentro no evento se tornou uma tradição. Muito além da honraria, a importância do projeto se dá principalmente pelo diálogo que os alunos promoveram com a comunidade externa. “Também foi muito importante ganhar com esse trabalho porque, como ele nasceu nas práticas extensionistas, ele foi além dos muros da universidade. Ele entrou mesmo na sociedade e deu voz para as pessoas que são silenciadas pela doença”, comenta.

Assim como João Vitor, Maria Vittória Freitas Loiola, do quarto ano de Jornalismo, também passou para a etapa nacional. Ela conquistou o primeiro lugar com o trabalho “Bah Tchê, tem cultura gaúcha em Guarapuava”, na modalidade “Produção em Jornalismo para Mídias Sociais”. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Jornalismo Especializado, com a orientação da professora Éverly Pegoraro. O trabalho consiste em uma página no Instagram que dissemina informações relacionadas à cultura gaúcha, como o churrasco, a dança, o tropeirismo e a erva mate. 

O projeto foi desenvolvido junto com outros três estudantes: Alisson Batista, Ana Paula Campos e Letícia Pabis. “A gente percebeu que tinha a cultura gaúcha de gosto em comum. Então, cada um fez um vídeo explicativo contando um pouco sobre a história de cada tema. A gente buscou contextualizar antes com um carrossel informativo e, no vídeo, a gente trazia entrevistas, imagens e personagens para enriquecer mais ainda o nosso produto”, esclarece Maria Vittória.

Para a aluna, conquistar o prêmio Expocom significa ver o trabalho e desempenho envolvidos na elaboração do projeto serem reconhecidos. “Eu acho que reconhece todo o nosso esforço, porque a gente ficou um mês buscando, trabalhando e montando o projeto, a gente estava muito empenhado. Eu acho que isso é muito legal, porque é um reconhecimento do que a gente fez, é um reconhecimento de tudo que a gente planejou desde o início”, diz.

O Intercom é um momento de troca de conhecimento e experiências, além de uma oportunidade para os alunos e professores refletirem sobre o que está sendo produzido em outras instituições de ensino, como explica a chefe do Departamento de Comunicação Social, Ariane Carla Pereira. “Todos os nossos estudantes e também os nossos professores que participaram do Intercom Sul, apresentando trabalho ou como ouvintes, puderam ter um feedback, e esse feedback é importante para que a gente possa estar sempre melhorando a nossa prática”.

A premiação é um reflexo da qualidade de ensino e do diálogo direto que ocorre entre teoria e prática nos cursos de Comunicação Social, evidenciando a alta qualidade dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. “Esses números todos são muito significativos, na medida em que eles evidenciam que o trabalho que tem sido feito pelos nossos estudantes a partir das orientações, do conteúdo, da análise, da prática realizada pelos nossos professores, mostram que o que a gente está fazendo é o que a academia e, consequentemente, boa parte do mercado esperam que seja realizado por esses estudantes”, conclui a professora Ariane.

Confira os vencedores do Expocom Sul 2025: 

Jornalismo

Modalidade: Projeto de assessoria de imprensa 

Trabalho: Assessoria de Comunicação para Aepapa 

Aluna líder: Ana Lara Chagas Oliveira

Professora orientadora: Renata Caleffi


Modalidade: Produção em jornalismo para mídias sociais 

Trabalho: Mas Bah Tchê – tem cultura gaúcha em Guarapuava

Aluna líder: Maria Vittória Freitas Loiola

Professora orientadora: Éverly Pegoraro


Modalidade: Produção laboratorial em em vídeojornalismo/telejornalismo 

Trabalho: Conexão: experimentação laboratorial em jornalismo audiovisual diário 

Aluna líder: Amanda Cristina Borges

Professora orientadora: Ariane Pereira


Modalidade: Produção em jornalismo investigativo ou de dados

Trabalho: (Sobre)Vivência – reportagem audiovisual sobre o déficit habitacional em Guarapuava 

Aluna líder: Ana Flávia Godoy de Oliveira

Professora orientadora: Ariane Pereira


Publicidade e propaganda

Modalidade: Pesquisa mercadológica 

Trabalho: Feira do Teste Cego 

Aluna líder: Alice Ribeiro Matos

Professor orientador: André Justus


Modalidade: Anúncio impresso 

Trabalho: Encontro de Brechós Guarapuava 

Aluno líder: Pedro Ferrari Ribeiro

Professora orientadora: Andressa Rickli


Modalidade: Outdoor 

Trabalho: Whooper – Tão grande que não cabe nem no outdoor 

Aluna líder: Amanda Lavínea Silva Carneiro

Professora orientadora: Fernanda Pacheco de Moraes


Cinema e Audiovisual

Modalidade: Documentário 

Trabalho: Cetras Unicentro – Uma nova chance na natureza 

Aluna líder: Alessandra Mota

Professora orientadora: Andressa Rickli


Modalidade: Roteiro de documentário 

Trabalho: Uma história que ainda está sendo escrita: roteiro para documentário institucional do Decs/Unicentro 

Aluna líder: Débora Quéren Santos de Godói

Professor orientador: Maicon Ferreira de Souza


Produção transdisciplinar

Modalidade: Fotografia artística 

Trabalho: Pantonimia

Aluna líder: Daniela Aparecida Souza Ribeiro 

Professor orientador: Alexandre Lara


Modalidade: Ensaio fotográfico artístico 

Trabalho: Editorial de moda: Arcano 

Aluna líder: Maria Valentine Menezes Goetz

Professor orientador: Alexandre Lara


Modalidade: Empreendedorismo em comunicação

Trabalho: Vozes da lembrança 

Aluno líder: João Vitor de Sá Teles

Professores orientadores: Renata Caleffi e Lucas Pullin

 

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Giovani Ciquelero

Fotos: Unochapecó | Intercom Sul 2025

Deixe um comentário