Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática leva formação continuada a professores de Santa Maria do Oeste

Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática leva formação continuada a professores de Santa Maria do Oeste

Com o propósito de promover a qualificação docente e fortalecer os laços entre universidade e comunidade escolar, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN), desenvolve em Santa Maria do Oeste o projeto de extensão “Diálogos entre Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária na Formação Continuada de Professores da Educação Básica”. A iniciativa é financiada pelo programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

Coordenado pelo professor Márcio André Martins, o projeto tem como principal objetivo contribuir para a formação continuada de professores da rede municipal de ensino, integrando ensino, pesquisa e extensão com foco nas áreas de ciências naturais e matemática. A proposta surgiu a partir da identificação de desafios enfrentados por educadores da região e indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com a intenção de promover melhorias no desempenho escolar e nas condições de ensino.

Além de abordar os conteúdos específicos das disciplinas, o projeto inclui temas como educação ambiental, igualdade de gênero na educação científica e educação inclusiva e equitativa. Essas temáticas são desenvolvidas por meio de cursos, oficinas, palestras e grupos de estudo planejados por docentes pesquisadores e alunos do mestrado e doutorado profissional do PPGEN.

Segundo a professora Ana Lúcia Crisostimo, que atua no Departamento de Ciências Biológicas da Unicentro e integra a coordenação das ações voltadas às ciências naturais, a experiência tem sido enriquecedora. “Trabalhamos com uma equipe interdisciplinar composta por docentes, um egresso e uma bolsista da graduação. Organizamos oficinas, palestras e mostras científicas, com foco principal na formação dos professores das séries iniciais. O objetivo maior é contribuir para a melhoria do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – do município e levar o conhecimento gerado na universidade até as salas de aula da educação básica”, afirma.

O envolvimento dos alunos extensionistas é outro diferencial do projeto. Eles participam de todas as etapas, desde o diagnóstico junto às escolas até a elaboração de materiais didáticos e a condução das ações formativas. “Eles assumem um papel protagonista, colocando em prática o que aprendem na graduação e na pós-graduação, com impacto direto na realidade escolar”, destaca o professor Márcio.

Ainda em andamento, o projeto já observou grande adesão por parte dos professores locais, que têm participado ativamente das atividades propostas. O impacto nas salas de aula será avaliado ao final do ciclo de ações, mas a expectativa da equipe é de resultados significativos tanto em termos de aprendizagem quanto de transformação da prática docente.

Para o coordenador, a importância do projeto vai além dos conteúdos trabalhados. “Projetos como este são essenciais para aproximar a universidade da comunidade escolar, especialmente em municípios do interior. Ao atender necessidades educacionais específicas e trabalhar com temas atuais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecemos o papel social da universidade e contribuímos efetivamente para a transformação da educação pública regional”, conclui o coordenador.

 

Por Mariana Huller, com supervisão de Giovani Ciquelero



Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário