Reunião inaugural reúne IES participantes do programa Paraná Faz Ciência

Reunião inaugural reúne IES participantes do programa Paraná Faz Ciência

Na manhã desta terça-feira (1º), foi realizada a primeira reunião oficial entre as Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais e federais que participam do programa Paraná Faz Ciência. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado do Paraná, tem como principal objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população, por meio de ações de divulgação científica e educação para a ciência em todo o estado.

O programa integra os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napi) e reúne universidades e centros de pesquisa em uma articulação voltada à promoção do conhecimento científico.

Durante o encontro, representantes das IES discutiram as estratégias e ações já em andamento para o planejamento do principal evento do programa, que será realizado de 29 de setembro a 3 de outubro, com organização da Unicentro. O evento reunirá as instituições participantes para a apresentação dos projetos desenvolvidos no âmbito do programa, que abrange uma ampla variedade de iniciativas voltadas à popularização da ciência em diversas regiões do Paraná.

Durante a reunião, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou que o encontro do Paraná Faz Ciência significa uma grande oportunidade de demonstrar a grandeza do conhecimento que se constrói na universidade. “É uma alegria muito grande estarmos neste momento aqui participando da organização deste grande evento”.

A reunião foi conduzida pela professora Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes. A docente da Unicentro é coordenadora desta edição do evento e responsável pela gestão dos Clubes de Ciências, projeto que faz parte do programa Paraná Faz Ciências. O encontro também contou com a participação do diretor de Ciência e Tecnologia do Paraná, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Marcos Aurélio Pelegrina.

Segundo Pelegrina, o Paraná Faz Ciências impacta mais de cinco mil estudantes de escolas públicas em todo o estado, que desde muito jovens têm contato com o conhecimento e fomenta a produção de ciência paranaense. “São um conjunto de ações que nós temos trabalhado desde o início da gestão, para que a gente possa levar a ciência e a tecnologia para a popularização em todo o estado”, afirmou.

 

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero

Deixe um comentário