Projeto Orthos promove inclusão e solidariedade através da arrecadação de próteses

Projeto Orthos promove inclusão e solidariedade através da arrecadação de próteses

Promover inclusão social, responsabilidade ambiental e formação cidadã. Esses são os pilares do projeto de extensão “Orthos: Logística e Acessibilidade de Órteses para Guarapuava”, desenvolvido na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A iniciativa busca arrecadar órteses em boas condições de uso e redistribuí-las a pessoas que precisam, mas que muitas vezes não têm condições financeiras para adquiri-las.

As órteses são dispositivos externos usados com a finalidade de auxiliar na função motora, promover a correção ou estabilização de articulações e membros, além de prevenir ou compensar deformidades. São exemplos de órteses: cadeira de rodas e de banho, coletes, talas, botas ortopédicas, muletas, bengalas, andadores, entre outros equipamentos.

Coordenado pela professora Aline Cristina Carrasco, do Departamento de Fisioterapia da Unicentro, o projeto conta com a participação de acadêmicos do curso e com a parceria da Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava (ADFG). Os estudantes realizam o trabalho de triagem nas órteses arrecadadas, assegurando que os dispositivos estejam em plenas condições de uso para quem irá recebê-las.

Para Aline, o projeto representa uma ação que alia responsabilidade social, sustentabilidade e formação profissional, além de reforçar a importância da solidariedade e do reaproveitamento de materiais que podem ter um impacto significativo na vida de outras pessoas. “Essa atividade que estamos realizando é uma oportunidade do aluno, o futuro profissional, estar desde a graduação engajado nas necessidades da comunidade e é uma forma de darmos um novo ciclo a essas órteses por meio da doação e ajudar aqueles que realmente estão precisando”, destaca a docente.

Segundo a estudante do segundo ano de Fisioterapia, Gabrielle Rodrigues, o Orthos é uma possibilidade de sair da rotina da sala de aula e da clínica escola, além de ser uma contribuição extra para sua formação. “Vamos ter contato com o paciente e contato com as órteses antes da disciplina do curso, o que será bom tanto nos estudos, quanto para os estágios”, relata a integrante do projeto.

Arrecadação

A população pode colaborar com o projeto, todos estão convidados a contribuir doando quaisquer tipos de órteses, seja infantil ou adulta, em boas condições de uso. Os pontos de coleta estão disponíveis nas Direções dos Câmpus Cedeteg e Santa Cruz, ambos da Unicentro, além da Prefeitura Municipal de Guarapuava.

Confira um vídeo explicativo de como funciona o projeto Orthos.

 

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero



Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário