
Planetário inflável leva física e astronomia ao público na Unicentro
Na última sexta-feira (27), o Câmpus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu a exposição do planetário inflável do Departamento de Física. Supervisionada por acadêmicos do quarto ano do curso, a atividade foi aberta ao público e tinha como objetivo instigar a curiosidade pela astronomia e pelos projetos de extensão realizados dentro do curso, mostrando que a física não é apenas números.
“Muita gente fala que a física é muito difícil, mas existe a parte bonita da física que é a interpretação, que é visualizar tudo isso, é muito bonito. Eu sou suspeita a falar, mas isso chama atenção aos olhos”, disse a docente Letícia da Silva Maioli, responsável pela exposição junto dos alunos extensionistas.
O projeto é desenvolvido por alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e levado a escolas públicas de Guarapuava para incentivar todas as faixas etárias a se interessarem pela astronomia e principalmente pela física, para além dos cálculos e números. As exposições nas escolas continuam até o final do ano de 2025, encerrando o projeto de extensão.
“A ideia principal é habituar a comunidade, os alunos, que não tem esse contato direto com a física e trazer eles pra ciência”, disse o acadêmico Paulo Batista, do terceiro ano do curso.
Por Luiza Lobo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.