
Departamento de Enfermagem promove evento de extensão universitária e celebra nota máxima no Enade
O evento “Extensão Universitária e Saúde Planetária: Diálogos para a Formação em Enfermagem” realizado, na última quarta-feira (25), pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), teve como um dos objetivos aproximar os alunos de enfermagem da realidade do mercado de trabalho por meio do compartilhamento de experiências e práticas, além de mostrar a importância da extensão com a formação em enfermagem.
“O curso de Enfermagem está passando por um processo de integralização da extensão nos currículos, então esse evento serve pra todos nós analisarmos as novas perspectivas e os alunos entenderem como funciona esse processo e porquê trabalhamos tanto a extensão”, comentou o professor Cristiano Walter Farias. Além disso, o evento ser focado em ações extensionistas é importante para os alunos, como citou a acadêmica Joana Ladislau Brandão, do 4º ano de Enfermagem. “Esse evento traz o foco da extensão na participação formativa dentro da universidade mostrando que a extensão tem o seu valor, porque é ela que dá os valores que a pesquisa analisa e mostra o que a gente estuda dentro da sala de aula”.
O docente Cristiano também falou sobre a importância do evento estar abordando a saúde planetária – campo que estuda a interconexão entre a saúde humana, a saúde dos ecossistemas e as mudanças ambientais, como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade -, visto que esse ano o Brasil receberá a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Conceito 5 no Enade
Neste dia também foi realizada a cerimônia de comemoração ao conceito cinco obtido pelo curso de Enfermagem no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2023 e divulgado no início do ano. O exame avalia o rendimento dos egressos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
“É muito orgulho, olhamos para trás e vemos que a formação foi muito boa, e isso é algo que traz um atrativo pra nossa universidade”, disse o enfermeiro Donizete Azevedo, formado pela Unicentro e que fez parte do processo de avaliação para que o curso recebesse a nota máxima. O egresso também comentou sobre como o processo foi um desafio, mas contou com o apoio e preparação do corpo docente do curso.
“Dá muito orgulho e ânimo para gente estudar, saber que estamos sendo contemplados por essa nota, é um esforço coletivo, do corpo acadêmico e dos docentes. Acredito que essa nota deu orgulho a todos, porque às vezes a gente não reconhece que estamos em uma universidade muito boa e em um curso muito bom”, comentou a aluna Joana Brandão.
Por Luiza Lobo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.