
Unicentro dá boas-vindas a alunos na aula inaugural do Cursinho Pré-Vestibular
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deu início, na tarde de segunda-feira (16), às atividades do cursinho pré-vestibular voltado a estudantes da rede pública. A aula inaugural foi realizada no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, e marcou o início de um novo ciclo do projeto promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), que tem como objetivo aproximar a instituição dos estudantes da rede pública e oferecer apoio na preparação para o vestibular.
Nesta edição, 50 vagas foram disponibilizadas e a seleção dos alunos foi feita por meio de entrevista socioeconômica. “A proposta é incentivar que esses jovens ingressem na universidade, seja pelo vestibular, pelo PAC ou por outras formas de ingresso que a Unicentro oferece”, explica a coordenadora do projeto, Vânia Gryczak. “Esse é um exemplo de como a universidade devolve à sociedade aquilo que produz. Isso é extensão universitária”.
Durante a aula inaugural, os novos alunos foram apresentados à equipe responsável pelo cursinho. O encontro também contou com a participação de ex-alunos e ex-professores que compartilharam suas experiências e trajetória acadêmica.
Com aulas de português e matemática, o cursinho ocorre de segunda a quarta-feira, no período da tarde. Nos demais dias, os alunos têm acesso a plantões de atendimento com os professores, para esclarecimento de dúvidas. Todo o conteúdo é focado na preparação para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.
Para os participantes, a iniciativa representa uma oportunidade de reforçar conteúdos e se preparar melhor para os exames. Elisa Caldas, de 16 anos, aluna do Colégio CCM Santo Antônio, em Pinhão, pretende cursar Pedagogia. “Quero aprimorar meus conhecimentos e revisar o conteúdo para ir bem no vestibular”, disse. Ela conheceu o projeto por indicação de professores e considera que o cursinho ajuda a combater desigualdades. “É uma forma de todas as pessoas, independente de qualquer coisa, terem acesso ao estudo”.
Suiane Fátima de Santos, de 17 anos, também moradora de Pinhão, quer cursar Enfermagem. Ela conheceu o cursinho por meio da irmã, estudante de Matemática na Unicentro, e pela divulgação feita por professores da escola. “Ajuda bastante. É uma maneira de todos os alunos terem todas as possibilidades possíveis para aprender. Não tem preferência, sempre unindo todos”, disse.
A expectativa da coordenação é manter os bons índices de aprovação e ampliar o projeto nos próximos anos, aumentando o número de vagas. “Queremos ver esses alunos dentro da universidade”, afirmou a coordenadora Vânia.
Por Isabella Silva, com supervisão de Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.