
Unicentro leva ciência aos bares de Guarapuava com a segunda edição do Pint of Science
Com o objetivo de aproximar a ciência da sociedade de maneira acessível e descontraída, Guarapuava recebe, pela segunda vez, o Pint of Science, considerado o maior festival de divulgação científica do mundo. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) é parceira do evento, que acontece entre os dias 19 e 21 de maio, em bares e restaurantes da cidade.
A proposta do festival é levar pesquisadores e especialistas para fora dos laboratórios e auditórios, promovendo conversas com o público em ambientes cotidianos. A iniciativa teve o seu início em Londres, no ano de 2012, quando cientistas criaram um encontro de pesquisadores, onde convidaram pacientes com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para conhecer seus laboratórios e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam. Com o sucesso desse evento, os pesquisadores propuseram levar a ciência para além dos laboratórios, para conversar diretamente com as pessoas. Assim, em março de 2013, nasceu o Pint of Science. No Brasil, o evento chegou em 2015, com a primeira edição realizada em São Carlos (SP).
Em Guarapuava, o Pint of Science começou em 2024, organizado pela professora Rafaela da Rosa Ribeiro, do Departamento de Biologia da Unicentro. Segundo ela, o evento é uma forma de mostrar o que é produzido cientificamente na região. “Acaba abrindo a ideia de mostrar o que é realizado aqui na região. As pessoas conhecem o que é possível ser feito em nível superior aqui dentro da cidade”, destaca Rafaela, que buscou dar prioridade para temas em alta, como o meio ambiente e inteligência artificial, e dar visibilidade à presença feminina na ciência.
Pré-Pint: astronomia em destaque
Antes do evento é realizado o chamado “Pré-Pint”, que acontecerá na praça de alimentação do Shopping Cidade dos Lagos, no dia 16 de maio, às 19h, com uma palestra do professor e diretor do Câmpus Cedeteg, Ricardo Miyahara, intitulada “Astronomia e a Dança do Universo”. “É uma divulgação da astronomia e como ela está intimamente ligada à evolução do ser humano, além de mostrar um pouquinho das curiosidades, das coisas novas que estão aparecendo, imagens, comprovações de buracos negros, novas imagens de telescópios”, explica Ricardo.
Programação – Pint of Science Guarapuava 2025
19 de maio – Play ‘n’ Burguer
- 19h – Tem ciência nesse chope! (Raquel da Cunha R. da Silva)
- 20h30 – Não se nasce cientista, torna-se (Bettina Heerdt)
20 de maio – Restaurante KM
- 19h – O preço da beleza: mercado de espécies aquáticas ornamentais (Rafael Augusto Gregati)
- 20h30 – Construção e Carbonatação: o cimento captura CO2? (Laura Silvestro)
21 de maio – Restaurante KM
- 19h – Cuidado com a impressora, ela está criando vida! (Taiana Gabriela Moretti Bonadio)
- 20h30 – Mesa redonda: artificialmente inteligente (Luiz Alexandre Kostecska, Rafael Nunes, Gilmar Szczepanik, Maicon Ferreira de Souza)
Por Luiza Lobo, com supervisão de Giovani Ciquelero