
Unicentro inaugura Clínica Escola na Cidade dos Lagos e anuncia novo bloco educacional
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deu mais um importante passo para fortalecimento da formação acadêmica e ampliação da oferta de serviços à comunidade. Nesta quinta-feira (24), foi realizada a inauguração da Clínica Escola na Cidade dos Lagos.
Com área construída de 2.096,45 m², a Clínica Escola conta com 19 ambulatórios médicos em um investimento de R$9 milhões, provenientes do Tesouro Estadual, de recursos próprios da Unicentro e da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. A estrutura moderna e multifuncional conta com recepção, salas de espera, farmácia, consultórios, postos de enfermagem, salas de coleta, triagem, imunizações, curativos, procedimentos, esterilização, vestiários, almoxarifado e diversos outros espaços voltados ao atendimento da população e à formação prática dos estudantes.
Durante o evento, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, apontou a relevância da obra para a comunidade. “Hoje inauguramos a nossa Clínica Escola, um sonho realizado pela comunidade universitária e pela população de Guarapuava e região. Este espaço é voltado ao ensino, à pesquisa e, principalmente, ao atendimento via SUS. É um marco para a formação dos nossos estudantes e para o cuidado com a comunidade que terá acesso à saúde pública de qualidade”, afirmou.
Outra obra da Unicentro que será realizada em breve na Cidade dos Lagos e anunciada durante a solenidade é o bloco educacional. O vice-reitor, professor Ademir Juracy Fanfa Ribas, detalhou os objetivos do local. “Esse espaço na Cidade dos Lagos é voltado para a área da saúde, onde teremos atendimentos clínicos à população, especialmente a mais carente. Também contaremos com blocos de sala de aula, onde os alunos poderão fazer essa junção tão importante entre teoria e prática — conhecer as causas, os problemas, fazer diagnósticos, propor melhorias e aprofundar o conhecimento conceitual, que é fundamental para o aprimoramento das profissões”, explicou Ademir.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou o compromisso do Governo do Paraná com a aplicação do conhecimento acadêmico na solução de problemas regionais. “Estamos trabalhando, cada vez mais, para alinhar ensino, pesquisa e extensão às demandas reais da população paranaense. Nossos ativos tecnológicos, laboratórios, professores e pesquisadores estão focados em desenvolver soluções que impactem positivamente a vida das pessoas, isso em diversas áreas”, afirmou. Ele também apontou o fortalecimento das parcerias entre universidades, setor empresarial e industrial, enfatizando que o objetivo é claro: “Fazer da ciência uma ferramenta para resolver os problemas enfrentados pela população e promover o desenvolvimento econômico e social do Paraná como um todo”, completou Aldo.
O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, salientou os avanços concretos que a região vem alcançando nos últimos anos, especialmente na área da saúde. “Guarapuava tem sido o foco de muitos investimentos graças ao empenho coletivo, e agora esses esforços começam a se materializar em benefícios diretos à população. Um exemplo claro disso é a Unicentro, que vem se estruturando cada vez mais, especialmente com seu curso de Medicina, fundamental para o futuro da saúde na região”, afirmou.
Por Poliana Kovalyk
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.