
Unicentro recepciona novos residentes em Gestão Pública
Na última segunda-feira (15), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deu as boas-vindas aos residentes aprovados na edital de 2024 da Residência Técnica em Gestão Pública (Restec). Em uma cerimônia de abertura, os supervisores tiveram a oportunidade de conhecer os residentes e ambos receberam instruções sobre os direitos e deveres dentro da instituição, assim como as expectativas para o período da residência, com duração de dois anos.
O projeto é uma parceria entre universidades, “nós (a Unicentro) acompanhamos eles na parte prática, enquanto toda a parte pedagógica do curso de especialização é de responsabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa”, informou o coordenador da Restec, professor Vitor Hugo Zanette.
Os residentes serão divididos em grupos, com supervisão de responsáveis por cada área de atuação: psicologia, economia, administração, direito, jornalismo e pedagogia. Os supervisores vão acompanhar os residentes nas seis horas diárias, ajudando no desenvolvimento das atividades. Ao final dos dois anos, o objetivo é ter um profissional mais qualificado e preparado para o mercado de trabalho.
É o caso de Helissa Gonçalves Rosa, que já participou do Restec na edição de 2022-2024, e hoje atua como supervisora. “Eu trabalho na Dirdes (Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas), e a Maiara, que é a nossa residente, vai poder participar na gestão dos estagiários, na recepção, na vivência, na permanência deles lá conosco, então ela vai ver na prática tudo aquilo que ela está estudando teoricamente”, contou Helissa. Os anos de Restec são muito benéficos para a Unicentro, e imagina-se um desempenho cada vez melhor dos residentes. “Espero que ela traga processos inovadores, espero que ela traga novos conhecimentos, que ela possa contribuir e crescer junto com a gente”, continuou a supervisora.
Formada em Administração, Maiara Bassani Andrade é egressa da Unicentro. Ela agora retorna com ainda mais vontade de aprender. “Nessa parte da gestão pública é uma área que a gente tem um leque muito grande e eu espero aprender muito com a Helissa”, disse a nova residente da Dirdes.
Por Daniel Simon, com supervisão de Giovani Ciquelero