
Unicentro e UFFS apresentam cinco novos projetos sobre a semente de seringueira à Seti
Cinco novos projetos inovadores, desenvolvidos a partir da semente da seringueira, foram apresentados à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). As propostas são fruto da parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a empresa Kaiser Agro, com foco em soluções sustentáveis a partir de uma matéria-prima renovável.
A colaboração teve início em 2019, unindo professores de ambas as universidades e a empresa para criação de projetos com diferentes aplicações da matéria-prima. Desde então, os projetos colecionam sucessos, com cinco depósitos de patentes já registrados. “Agora nós queremos aumentar a maturidade da tecnologia”, informou André Lazarin Gallina, docente da Unicentro. Dentro do ambiente de pesquisa é possível chegar a TRL 3, um indicativo de tecnologia que demonstra a escala de industrialização.
Os projetos abrangem a produção de etanol, biodiesel, carvão ativado e coagulantes extraídos do látex da seringueira. Dois deles — o biodiesel e o etanol — foram destaque no Concurso Innovación Verde, o que demonstra o potencial sustentável e de mercado das propostas.
A equipe da Unicentro conta com os professores André Gallina, Daniel de Paula e Roberta Leticia Krüger . Já pela UFFS participam os docentes Letiére Cabreira Soares, Fernanda Oliveira Lima e Daniel Joner Daroit.
Por Daniel Simon, com supervisão de Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.