Laboratório de Anatomia recebe alunos da rede básica de ensino de Irati

Laboratório de Anatomia recebe alunos da rede básica de ensino de Irati

Saber mais sobre o corpo humano e entender o seu funcionamento nas atividades físicas. Nesta segunda-feira (07), os estudantes do 5º ano da Escola Municipal João Batista Anciutti tiveram um dia diferente no Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Durante a manhã, eles estiveram no Laboratório de Anatomia, onde os calouros de Educação Física preparam uma série de atividades especiais em um formato de feira de ciências.

Os alunos também participaram de atividades físicas para estabelecer relações com o funcionamento dos órgãos humanos. (Foto: Coorc)

À medida em que circulavam pelo espaço, as crianças receberam informações sobre os diferentes órgãos do corpo, sendo incentivadas a responder perguntas e a interagir com os materiais disponibilizados pelo laboratório. “Foi bem legal de ver e saber um pouco mais das coisas. Facilita para entender o que a gente vê na sala de aula”, comenta Petrios Borges, de nove anos de idade.  

Responsável pelas disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana, a professora Edina Camargo afirma que a ideia é que, nesse tipo de ação, os acadêmicos de Educação Física consigam transmitir para a comunidade os conteúdos que aprendem no curso. “Todos eles tinham que ensinar sobre uma determinada parte do corpo – por exemplo, um está com ossos, outro está com pulmão, outro está com coração – sempre fazendo a relação com o exercício físico, como a gente trabalha esse órgão. E nós temos um acervo rico aqui no Laboratório de Anatomia, com várias peças e materiais, para eles entenderem isso”, pontua a docente.

O acadêmico Lucas Andrei Gonçalves ficou com as partes do joelho e do quadril. Ele avalia que vivências como essas são boas porque permitem aprimorar habilidades necessárias para a sua formação, como adaptar a linguagem utilizada com cada público. “No primeiro grupo de alunos, eu confesso que estava meio tenso, mas daí a gente vai se soltando. É bom ter essa interação porque elas dão confiança para a gente, para poder falar tranquilo, para ir promovendo uma brincadeira, porque com crianças a gente tem que estar sempre se movimentando para elas estarem prestando atenção”, relata Lucas.

Para a coordenadora da Escola Municipal João Batista Anciutti, professora Mariema Fossa, a proximidade com a Unicentro favorece o desenvolvimento educacional de todos. “Acho que é uma conexão ótima. A gente é vizinho aqui da universidade e sempre procura falar para os alunos sobre a Unicentro, que eles têm a oportunidade de estar aqui, que têm que aproveitar isso. E outras escolas também, se puderem aproveitar esse momento aqui, para os alunos é riquíssimo”, ressalta Mariema.

Agendamento de visitas

As instituições de ensino que desejarem conhecer o acervo do Laboratório de Anatomia podem entrar em contato com o Departamento de Educação Física do Câmpus de Irati (Deduf/I) pelo telefone (42) 3421-3032 ou pelo e-mail deduf.irati@hotmail.com

“A gente tem que lembrar que a universidade é aberta para a comunidade. Então, uma vez que a gente tem um laboratório aqui, a gente pode aumentar a compreensão das crianças. E também dá oportunidade para os acadêmicos da Educação Física se sentirem professores, ensinando o conteúdo que aprenderam. Acho que isso é o mais bacana”, reforça a professora Edina Camargo.

As fotos da visita estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro

Por Wyllian Correa


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário