
Projeto da Unicentro reúne mulheres em roda de conversa para fortalecer a presença feminina nas áreas STEM
Nesta quarta-feira (2), o Câmpus Cedeteg o local da “Roda de Conversa com Café”, evento que reuniu acadêmicas, professoras e servidoras. Promovido pelo projeto Mulheres que Somam, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com o UTFeMeninas, programa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o encontro teve como objetivo debater a participação e permanência de mulheres em cursos de STEM (Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Cerca de 60 mulheres se reuniram para trocar experiências do meio acadêmico, tanto como alunas quanto como professoras e pesquisadoras das áreas consideradas majoritariamente masculinas. A professora do Departamento de Física da Unicentro, Taiana Gabriela Moretti destacou a importância do encontro. “Hoje queremos ouvir as meninas, saber quais as demandas, o que elas precisam e, assim, junto com a universidade, diminuir a evasão dos cursos”, destacou a professora.
Após um café, ocorreu a apresentação cultural embalada pela voz da cantora Flávia Pilati, ao som de “Pajarito Colibri”, de Natalia Lafourcade e “Alvorecer”, de Dona Ivone Lara. Durante a conversa, as estudantes tiveram espaço aberto para compartilhar suas experiências e falar sobre o preconceito que sofrem sendo mulheres em cursos de STEM, preconceito este, que muitas vezes as fez pensar em desistir de seus cursos.
E é no contexto da evasão universitária feminina que os projetos Mulheres que Somam e UTFeMeninas ganham vida. Hellen Mafra é estudante do curso de Química e participa do Mulheres que Somam há quase um ano e esse foi o apoio de que precisava para se manter firme no curso. “Resolvi participar porque queria buscar um norte de liderança feminina. Exatas é geralmente dominada por homens e ver tantas meninas que se apoiam e se gostam, eu acho muito legal e me ajuda bastante a continuar no curso”, relatou Hellen. “Com isso, estou vendo como eu penso, como eu posso lidar com certas emoções e como eu posso me comportar durante a vida acadêmica”, concluiu a estudante.
O programa tem como objetivo incentivar a participação feminina nas áreas STEM na região, promovendo a atração, o ingresso, a permanência e o desenvolvimento profissional de meninas e mulheres. Para alcançar esse propósito, realiza ações integradas de pesquisa, ensino, extensão, articulação político-institucional e divulgação científica, em colaboração com a Unicentro, colégios estaduais de Guarapuava e outras instituições locais.
Para fortalecer ainda mais a rede de apoio dessas mulheres, neste ano o projeto da Unicentro se uniu ao UTFeMeninas. Coordenado pela assistente social Valéria Aparecida Monteiro, a iniciativa tem como objetivo não apenas garantir a permanência das estudantes nos cursos de engenharias e tecnologias, mas também atrair mais meninas para essas áreas acadêmicas. “Minha pesquisa de mestrado analisou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres nesses cursos e a ideia do projeto surgiu da necessidade de apoiar essas estudantes e incentivá-las a permanecer”, explica Valéria.
Ativo há um ano, o UTFeMeninas desenvolve ações em escolas da rede estadual de ensino de Guarapuava, promovendo rodas de conversa e palestras ministradas por alunas da própria UTFPR. O objetivo é demonstrar às estudantes do ensino médio que há espaço para mulheres nessas carreiras e apresentar as diversas possibilidades de ingresso e desenvolvimento profissional na área de tecnologia.
Atualmente, o projeto atende 10 escolas e busca ampliar sua atuação a partir da parceria com a Unicentro, expandindo as atividades para mais escolas do município. “Acredito que essa parceria permitirá maior alcance e impacto nas vidas das mulheres de Guarapuava”, destaca a coordenadora.
Por Mariana Huller, com supervisão de Giovani Ciquelero
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.