‘Roda de Conversa com Café’ incentiva a participação feminina nas áreas de exatas e engenharia

‘Roda de Conversa com Café’ incentiva a participação feminina nas áreas de exatas e engenharia

No próximo dia 2 de abril, o Câmpus Cedeteg receberá a ‘Roda de Conversa com Café’, um evento promovido pelo projeto Mulheres que Somam, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com o UTFeMeninas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com início às 17h30, o encontro é gratuito e aberto a alunas, professoras e servidoras das duas instituições, mediante inscrição pelo Sistema de Gestão de Eventos da Unicentro.

A iniciativa tem como principal objetivo proporcionar um espaço de troca de experiências entre as participantes, promovendo acolhimento e fortalecendo a presença feminina nesses campos, conforme explicou a professora do Departamento de Física da Unicentro e uma das organizadoras, Taiana Gabriela Moretti Bonadio. “Nesse primeiro evento de 2025, faremos uma roda de conversa. Queremos saber quais são as dificuldades que elas enfrentam e como se veem no ambiente STEM (Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A partir dessas discussões, pretendemos levar demandas às instituições e sugerir soluções para melhorar a permanência e o bem-estar dessas estudantes”.

O projeto Mulheres que Somam busca estimular a atração, o ingresso, a permanência e a construção de carreira de meninas e mulheres das áreas STEM na região centro-oeste do Paraná. Para isso, promove ações integradas de pesquisa, ensino, extensão, político-institucionais e divulgação científica, em parceria com a Unicentro, colégios estaduais de Guarapuava e outras instituições locais. O projeto ainda adota uma abordagem interdisciplinar baseada nos Estudos de Gênero, Ciência e Tecnologia. “Com o financiamento do CNPq, oferecemos bolsas de Iniciação Científica Júnior para que meninas do ensino médio atuem dentro dos laboratórios da Unicentro juntamente com as pesquisadoras. Também disponibilizamos bolsas para professoras de quatro colégios estaduais, além de bolsas de Iniciação Científica e Pós-Doutorado Júnior”, completou a docente.

Já o UTFeMeninas, projeto de extensão da UTFPR – Câmpus Guarapuava, atua no incentivo a alunas do ensino médio, criando oportunidades para o meio acadêmico. “Desde o ano passado, estamos em conversas para somar forças e desenvolver ações juntamente com o Mulheres que Somam, tanto dentro quanto fora das universidades”, contou Taiana, destacando  que a parceria entre as instituições reforça a importância de ações conjuntas para fortalecer a presença feminina na ciência e tecnologia.

Por Poliana Kovalyk


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário