Pesquisa do Mapa do Autismo no Brasil inicia coleta de dados em 29 de março

Pesquisa do Mapa do Autismo no Brasil inicia coleta de dados em 29 de março

O Mapa do Autismo no Brasil (MAB), um projeto de levantamento não governamental de dados sociodemográficos de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), inicia sua coleta de dados no dia 29 de março. O levantamento será realizado por meio de formulários via Google Forms, que estarão disponíveis no perfil do Instagram do MAB (@mab.autismo).

A pesquisa é aberta a indivíduos com idade acima de 18 anos que tenham diagnóstico de autismo, além de cuidadores de pessoas autistas menores de 18 anos ou maiores de idade que não possam responder ao questionário de forma independente. O objetivo do estudo é mapear a realidade da população autista no Brasil e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas.

O professor Rafael Brandão da Silva, representante do projeto no Paraná e docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), destaca a relevância da pesquisa para o município de Guarapuava e para o país. “Como representante desse projeto, vejo o quanto necessitamos avançar nas pesquisas qualitativas e quantitativas com pessoas neurodivergentes, sobretudo na cidade de Guarapuava. Através dessa pesquisa, será possível fomentar políticas públicas para contribuir no apoio das pessoas autistas”, afirma.

Por Luiza Lobo, com supervisão de Giovani Ciquelero

Deixe um comentário